segunda-feira, 22 de abril de 2013

Profissão perigosa! Confira dez atores que se machucaram nos sets de filmagem

 
Explosões, tiros e perseguições em alta velocidade são cenas de filmes que representam perigos óbvios para os atores. Mas não é sempre em uma situação como essas que eles se machucam. Às vezes, uma cena romântica e uma pisada em falso podem ser mais danosas que a mais perigosa sequência de ação. Selecionamos dez atores que sofreram acidentes no trabalho e tiveram que, literalmente, dar o sangue por seus personagens:
-
Halle Berry no set de “Gothika
Ferimento: Braço quebrado
Durante as filmagens do thriller de 2003, Gothika, Halle Berry teve seu braço quebrado pelo colega Robert Downey Jr. em uma cena em que ele precisava contê-la fisicamente. Rumores de que ela ficou chateada com o ator pela falta de cuidado circularam na época, mas foram desmentidos. As filmagens foram suspensas por 8 semanas para que o braço da atriz pudesse sarar.
-

Joseph Gordon-Levitt no set de “Perigo por Encomenda
Ferimento: Corte no braço
Para quem já esteve em grandes filmes de ação, cheios de explosões e cenas de luta, como A Origem e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, interpretar um ciclista entregador de mensagens deveria ser fácil e seguro. Mas nas filmagens de Perigo por Encomenda (2012), Joseph Gordon-Levitt se machucou de verdade e teve que tomar 31 pontos após colidir com a traseira de um táxi. O acidente aconteceu, pois um carro invadiu a área reservada para as filmagens e, ao desviar dele, Levitt teve que entrar em uma pista comum e bateu no táxi. “Meu primeiro verdadeiro naufrágio de hoje”, disse o ator em seu blog, logo após o acidente. “Pego pela janela traseira de um táxi. Por sorte consegui me proteger com os braços. Poderia ter sido muito pior. Mas a culpa foi minha, eu estava indo rápido demais”. Levitt pediu que o diretor aproveitasse o sangramento e fizesse uma cena que acabou entrando no filme.
 

Jackie Chan no set de “Arrebentando em Nova York
Ferimento: Pé quebrado
Jackie Chan pode ser um mestre das artes marciais, mas nem ele consegue ser sempre perfeito em suas acrobacias. Os créditos finais da ação Arrebantando em Nova York, de 1995, estão cheios de façanhas que não deram certo, mas foram gravadas. Uma delas mostra Chan pulando de uma ponte em uma balsa em movimento sem qualquer tipo de material de proteção. Após aterrissar, ele imediatamente leva a mão a um dos pés. O que se descobriu depois é que o membro havia quebrado por causa do choque. Ele teve que terminar as filmagens com uma tala disfarçada por baixo da calça jeans e, ao invés de calçados, usava uma meia pintada como tênis.
 
George Clooney no set de “Syriana – A Indústria do Petróleo
Ferimento: Grave dano na coluna vertebral
Durante uma cena de tortura do drama Syriana – A Indústria do Petróleo de 2005, Clooney machucou as costas. Ao visitar o médico, o ator descobriu que o ferimento era mais grave do que pensava e que fluido estava vazando de sua medula espinhal. A dor era tão intensa que, em entrevista a Rolling Stones americana, Clooney afirmou que pensou em cometer suicídio. Felizmente, depois de uma cirurgia nas costas, Clooney melhorou drasticamente e pode ir a cerimônia do Oscar, em que venceu por seu papel de coadjuvante no filme. Mas até hoje ele afirma que sente de vez em quando dores por causa do machucado.
-
Channing Tatum no set de “A Legião Perdida
Ferimento: Queimadura nas partes íntimas
De todos os ferimentos dessa lista, esse ganha como o mais inusitado. Durante uma pausa nas gravações de A Legiões Perdida, 2011, a equipe estava se aquecendo misturando a água gelada de um rio próximo com água fervida e jogando o líquido dentro dos trajes. Quando chegou a vez de Tatum, esqueceram de adicionar a água fria e ele teve que lidar com o líquido escaldante queimando seu corpo. O ator foi levado para o hospital com uma queimadura severa no pênis e teve que tomar morfina. Felizmente, para alegria do galã, tudo sarou perfeitamente.
-
Robert Downey Jr. no set de “Homem de Ferro 3
Ferimento: Torção no tornozelo
Nem sempre é fácil ser o Homem de Ferro. Durante as filmagens do novo filme da franquia, que será lançado em 26 de abril deste ano, Downey Jr. machucou o tornozelo enquanto realizava uma acrobacia. As gravações foram suspensas até que o ator se recuperasse completamente. Mesmo assim, isso não afetou negativamente o clima do set. “Eu sou a melhor pessoa (para se trabalhar)… se eu estiver de bom humor. E estive de muito bom humor durante toda a filmagem”, afirmou Robert para imprensa durante a turnê de divulgação do longa.
-
Sylvester Stallone no set de “Os Mercenários
Ferimento: Lesão em vértebra na altura do pescoço
Não só os personagens se machucaram para valer em Os Mercenários, 2010. Durante as gravações, Stallone sofreu cortes nas mãos e na orelha, mas o caso mais grave aconteceu em uma cena de luta com o lutador profissional Steve Austin, conhecido como “Pedra Fria”. Austin exagerou um pouquinho na força e Stallone teve que ser levado ao hospital, onde descobriram que o impacto tinha feito com que uma vértebra comprimisse sua medula espinhal. Mas imaginem se o fortão ia se deixar abater por uma coisa “boba” como essa… Ele continuou gravando mesmo machucado, e só fez a cirurgia depois que o filme foi concluído.
 
Brad Pitt no set de “Tróia
Ferimento: Rompeu o tendão de Aquiles
Brad Pitt e seu personagem Aquiles no filme Tróia, 2004, tinham mais em comum do que o corpo escultural de deus grego. Ambos encontraram sua fraqueza em uma parte inesperada do corpo. Em uma cena, Pitt pula, mata um gigante troiano e depois aterrissa. Por causa do impacto, rompeu o tendão nomeado em homenagem ao seu personagem, o tendão de Aquiles. O próprio Brad Pitt brincou sobre como o incidente parecia uma piada pronta de péssima qualidade.
-

Bruce Willis no set de “Duro de Matar
Ferimento: Perda parcial da audição do ouvido esquerda
As medidas de segurança tomadas durante a filmagem de Duro de Matar (1988) para proteger os atores contra as explosões e o calor foram eficientes, mas os produtores esqueceram de um pequeno detalhe. O som também pode ser perigoso. Durante uma cena. Bruce Willis teve que atirar com uma arma extremamente barulhenta debaixo de uma mesa. A ausência de fones protetores e o barulho extremamente alto provocaram um dano parcial permanente de audição no ouvido esquerdo do ator.
 

Hilary Swank no set de “P.S. Eu Te Amo
Ferimento: Corte na testa
Até em uma cena bonitinha de um drama romântico pode haver perigos escondidos. Na sequência em que o personagem de Gerard Butler faz um strip tease para a namorada, o suspensório que o ator estava usando se soltou da calça e a parte metálica atingiu a testa de sua parceira de cena, Hilary Swank. A atriz precisou levar alguns pontos e as filmagens foram interrompidas até que ela se recuperasse.

Nenhum comentário: