quarta-feira, 20 de março de 2013

A Paixão de Cristo

9850Com a aproximação da Páscoa, o filme A Paixão de Cristo parece retornar à TV. Agora sob o selo de "cult", o filme ainda mantém uma característica mais reservada, mesmo em tempos de total "liberdade" na TV aberta ou fechada. Fato é que a produção conseguiu mexer com os brios de muita gente na época de seu lançamento, e ainda hoje recebe críticas à maneira como expôs Jesus Cristo ou ao tom mais pesado e violento dado aos seus últimos dias.

As questões técnicas são fundamentais, uma vez que o filme consegue retratar com maestria a época, e também alguns acontecimentos históricos (independente de sua opção religiosa e de seu roteiro tratar a fé, ainda assim, consegue retratar a história da época, independente da crença do espectador). A força do filme está em seu roteiro, uma releitura bastante diferente do que é contado, não pelo seu aspecto geral ou pela sequência de acontecimentos, mas o filme consegue fazer o espectador sentir o sofrimento e a dor de Jesus Cristo em sua jornada.

Jim Caviezel, no papel de Jesus Cristo, é fantástico. Atualmente afirma em suas entrevistas que o filme prejudicou o andamento de sua carreira, porém é inegável destacar sua atuação.

Mesmo sendo tratado como um filme religioso, sua história e a maneira como é apresentada causa desconforto. Quando foi lançado no cinema, era comum as pessoas abandonarem o filme antes do final. Assistí-lo de ponta a ponta exige um bom estômago. Reforço, independente de sua crença religiosa, acompanhar o sofrimento e a dor de qualquer ser humano, da maneira como o filme retrata, é algo bem difícil.

O filme detalha as últimas 12 horas de Jesus Cristo (Jim Caviezel), antes de sua crucificação - a Última Ceia, as tentações de Satanás, a traição de Judas Iscariotes, o flagelo. Falado em latim e aramaico, foi todo filmado na Itália. O filme é motivo de polêmica, sendo acusado de anti-semita por alguns líderes religiosos.

Curioso vê-lo na TV como cult. O filme passou no pay-per-view (opção TV por assinatura), e poucos canais se atreveram a colocá-lo em suas programações depois disso. Talvez não por sua religiosidade, mas pela força de seu lado visual. Cenas de violência contra qualquer ser humano, e nesse caso, se tratando de Jesus Cristo, pode se tornar ainda mais chocante. Uma pedida forte, para alguém que tenha um estômago forte e se interesse por essas questões religiosas. O filme vai muito além disso, com um roteiro bem construído, parte visual com efeitos e cenas fortes, excelente elenco, e uma história atemporal. Acredito ser uma pedida super válida, mas assisti-lo em pílulas pode ser uma saída para a pegada bem emocional. Se você não tem esse problema, e a intenção é mesmo tomar um choque, o filme é pedida certa.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Mel Gibson
Elenco: Jim Caviezel, Maia Morgenstern, Christo Jivkov, Francesco De Vito, Monica Bellucci, Mattia Sbragia, Toni Bertorelli, Luca Lionello, Hristo Shopov, Claudia Gerini, Fabio Sartor, Giacinto Ferro, Aleksander Mincer, Sheila Mokhtari, Lucio Allocca, Paco Reconti, Adel Bakri, Luciano Dragone, Adel Ben Ayed, Franco Costanzo, Lino Salemme, Emanuele Gullotto, Francesco De Rosa, Maurizio Di Carmine, Francesco Gabriele, Angelo Di Loreta, Federico Pacifici, Roberto Santi, Giovanni Vettorazzo, Ted Rusoff, Tom Shaker, Andrea Coppola, Romuald Andrzej Klos, Giuseppe Lo Console, Dario D'Ambrosi, Luciano Federico, Omar Capalbo, Valerio Esposito, Antonello Iacovone, Nicola Tagarelli, Ivan Gaudiano, Chokri Ben Zagden, Roberto Bestazzoni, Luca De Dominicis, Pietro Sarubbi, Abel Jafri, Lello Giulivo, Emilio De Marchi, Roberto Visconti, Sergio Rubini, Francesco Cabras, Andrea Refuto, Giovanni Capalbo, Matt Patresi, Sabrina Impacciatore, Daniela Poti, Jarreth J. Merz, Noemi Marotta, Rossella Longo, Davide Marotta, Rosalinda Celentano, Danilo Di Ruzza, Vincenzo Monti, Danilo Maria Valli, Nuot Arquint, Abraam Fontana, Valerio Isidori, Paolo Dos Santos, Arianna Vitolo, Gabriella Barbuti, Ornella Giusto, Michelle Bonev, Lucia Stara, Evelina Meghnagi, Francis Dokyi
Produção: Bruce Davey, Mel Gibson, Stephen McEveety
Roteiro: Benedict Fitzgerald, Mel Gibson
Fotografia: Caleb Deschanel
Trilha Sonora: John Debney
Duração: 127 min.
Ano: 2004
País: Itália/ EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Icon Entertainment International
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: