terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A invenção de Hugo Cabret

254130Às vésperas da premiação do Oscar 2013, nada mais justo do que assistir a um dos ganhadores do último ano. A invenção de Hugo Cabret é o cinema batendo palmas para o próprio cinema. Justo? Talvez. O produto final é muito interessante, e visualmente fora de série. Por isso mesmo levou todas as estatuetas de efeitos visuais.

Mas o meu talvez não se refere ao produto final do filme, que é muito bem produzido, com esmero visual, musical, e histórico. Trata-se de uma produção que valoriza os tempos áureos do cinema, mas com o acabamento atual. E nese sentido, tem toda aquela atmosfera antiga, com vestimentas e objetos de época. Tudo para simular da melhor maneira possível, a época em que o cinema surgia.

A história leva um tempo para engrenar, você é capaz de sentir falta de uma pimentinha de ação, e no fim, apesar do belo filme, fica uma certa sensação de exaustão, principalmente por causa dos muitos detalhes, e pelo fato de o filme ser um pouco mais longo do que poderia.

No geral, detalhes bobos, para o tamnho da produção. O elenco é liderado por 4 grandes nomes, Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen, Asa Butterfield e Chloë Grace Moretz. Um ator clássico, um desajeitado fanfarrão (que abandonou totalmente esse lado nesse papel) e duas novas (prováveis) estrelas. Eles funcionam perfeitamente em seus papeis e no conjunto, dando muito valor à trama.

Realmente, como apontado e premiado pela própria Academia, a parte técnica é um primor, com grandes efeitos visuais, cores efervescentes, tudo combinado para agradar o olhar até do espectador mais crítico.

No filme, Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um menino de 12 anos que vive escondido em uma estação de trem na Paris dos anos 30, onde cuida da manutenção de gigantescos relógios, função anteriormente exercida por seu tio desaparecido (Ray Winstone). À noite, usando peças de brinquedos que ele furta de uma loja da estação, o menino tenta consertar um autômato, única lembrança que herdou do pai, para desvendar um enigma. Seus planos, porém, correm perigo quando ele é descoberto pelo dono da loja e pela curiosa Isabelle (Chloë Grace Moretz).

Uma belíssima produção, que tem tudo para encantar. O visual do filme é incrível, e a seleção de atores muito bem feita. Tudo parece funcionar bem, com um ou outro porém em sua história, que acaba tirando um pouco da nota no final. O filme peca pelo excesso de detalhes, e por apostar em explicar o já explicado. Seus instantes finais valem muito mais do que a hora inicial, por exemplo. Mesmo assim, um belo filme para toda a família.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Martin Scorsese
Elenco: Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen, Asa Butterfield, Chloë Grace Moretz, Ray Winstone, Emily Mortimer, Christopher Lee, Helen McCrory, Michael Stuhlbarg, Frances de la Tour, Richard Griffiths, Jude Law, Kevin Eldon, Gulliver McGrath, Shaun Aylward, Emil Lager, Angus Barnett, Edmund Kingsley, Max Wrottesley, Marco Aponte, Ben Addis, Robert Gill, Ed Sanders, Terence Frisch, Max Cane, Frank Bourke, Stephen Box, Mihai Arsene, Eric Haldezos, Alexandra Metaxa, Martin Scorsese
Produção: Johnny Depp, Tim Headington, Graham King, Martin Scorsese
Roteiro: John Logan
Fotografia: Robert Richardson
Trilha Sonora: Howard Shore
Duração: 126 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Aventura
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: GK Films
Classificação: Livre

Nenhum comentário: