quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Vizinhos Imediatos de 3º Grau

253992Bom... não sei o que acontece com as comédias atuais. Grande parte delas precisa apelar para o escatológico para tentar agradar seu público, e mesmo assim não conseguem. Vizinho Imediatos de 3º Grau não chega a esse extremo (ok, só em algumas partes), mas não consegue ir além das poucas risadas de simpatia, e não por ser uma comédia impressionantemente engraçada.

A reunião de três grandes nomes em seu elenco (Ben Stiller, Jonah Hill e Vince Vaughn) talvez fosse uma tentativa de salvar o filme, mas no geral, a reunião deles, e de todo o elenco, não consegue agradar muito. Confesso não ser muito fã do estilo de Ben Stiller, embora reconheça que ele foi muito bem em outros filmes de sua carreira. Mas apostar na união de grandes nomes da comédia parece ser um jeito de pensar que a audiência só quer ver nomes de estrelas, sem se importar com o conteúdo da produção.

E o filme nem é tão ruim na parte técnica. Tem boa fotografia, bons efeitos visuais, e até uma boa trilha. Mas seu roteiro é fraco, previsível, e cheio de piadas prontas (e copiadas em excesso). Talvez esse seja o grande ponto negativo. Tudo mais seria colocado de lado se a trama tivesse sentido, e não abusasse de situações absurdas. No geral, faltou mesmo um acerto em seu roteiro.

No filme quatro sujeitos comuns unem-se para formar um grupo de vigilância comunitária. Na verdade, a reunião do quarteto não passa de uma desculpa para escaparem de suas vidas sem graça. Mas tudo muda quando eles, acidentalmente, descobrem que a sua cidade foi invadida por extraterrestres. 

Não é o pior filme que eu já vi em minha vida, mas também está longe de ser o melhor. Acredito até que ele cumpra seu papel de entreter seu espectador, mas no fim deixa aquela sensação de que alguns detalhes aqui ou ali poderiam melhorar, e muito, a coisa toda. O elenco não parece entrosado, apesar dos grandes nomes, e mesmo o esmero visual não salva do fraco produto final. Se você procura um filme pra passar tempo, talvez seja uma boa pedida, mas se você busca uma boa comédia, fique longe.
 

FICHA TÉCNICA

Diretor: Akiva Schaffer
Elenco: Jonah Hill, Ben Stiller, Vince Vaughn, Billy Crudup, Will Forte, Richard Ayoade, Nicholas Braun, Rosemarie DeWitt, Doug Jones, Jorma Taccone, Joe Nunez, Carissa Capobianco, Patricia French, Willam Belli, Cait Johnson, Justin Wheelon, Mel Rodriguez, Jonathan Hart, Bonnie Johnson, Erin Moriarty, Zack Mines, Alexander Isaiah Thomas, Jade Nicolette, Bradford Haynes, Hillary Brant, Jill Jane Clements, Joel Rogers, Thomas Elliott, Timothy J. Richardson, Liz Smallwood, Harley Max Shellhammer, Todd Maynor, Jaye Tyroff, Eric Goins, Kathlene Huslin, Canute Brown-Morgan, Taylor Prezzano, Dan Center
Produção: Shawn Levy, Tom McNulty
Roteiro: Seth Rogen, Evan Goldberg
Fotografia: Barry Peterson
Trilha Sonora: C. Douglas Cameron
Duração: 102 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: 21 Laps Entertainment / Twentieth Century Fox Film Corporation
Classificação: 12 anos

Nenhum comentário: