quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O Substituto

269713Considero clichê começar uma análise falando o que já foi falado em outros sites ou blogs, mas nesse caso, fica difícil não sair dessa "opinião comum". O Substituto não é o tipo de filme ao qual estamos acostumados, que trata a relação entre professores e alunos, e como cada lado transforma a vida do outro, sempre positivamente. Ok, dito isso, vamos partir para as minhas próprias impressões. O Substituto não é um filme fácil. É uma produção séria. Uma história pesada, que exige atenção e boa vontade de seu espectador.

É o tipo de filme que investe na força do seu roteiro e no poder de atuação de seu elenco, com grandes nomes, e liderados pelo igualmente grande Adrien Brody, que segue sério e dramático ao longo de toda a história.

O filme tem um visual bastante interessante, com um jogo de câmeras e ângulos inusitados, variação de cores, para demonstrar tempo, lembranças, enfim, toda imagem serve para ilustrar um lado mais artístico da produção. Algumas vezes funciona bem, outras chegam a ser um desperdício. Mesmo assim, ainda é uma fotografia interessante.

Mas o ponto forte do filme é mesmo seu roteiro. Que provoca, que quer um espectador participante, que exige reflexão, que o tira do conforto de assistir um filme, de entreter, e faz com que o espectador avalie seu entorno. De uma maneira geral, o filme serve como alerta para a situação do ensino, e a maneira como professores, pais, alunos, e governo, estão envolvidos nisso. Apesar do ambiente americano, a situação não chega a ser tão diferente daquela que temos aqui no Brasil.

No filme, Henry Barthes (Adrien Brody) é um professor brilhante com um verdadeiro talento para se conectar com seus alunos. Em outro mundo, ele seria um herói para sua comunidade. Mas, assombrado por um passado conturbado, ele escolhe ser professor substituto - nunca na mesma escola por mais que algumas semanas, nunca permanecendo tempo suficiente para formar qualquer relação com os alunos ou colegas. Uma profissão perfeita para alguém que busca se esconder ao ar livre. Quando uma nova missão o coloca numa decadente escola pública, o isolado mundo de Henry é exposto por três mulheres que mudam a sua visão sobre a vida: uma estudante, uma professora e uma adolescente fugitiva.

Uma produção bastante interessante, séria, que provoca muito, principalmente quando mescla momentos da história com momentos que seriam declarações daqueles que vivem aquelas passagens. Apesar de muito falado, não chega a ser tão cansativo. Claro que poderia ser mais curto, talvez um pouquinho mais leve, mas no geral, é um bom drama. O elenco consegue carregar bem o peso do drama real. Se você procura um filme inteligente, mas que ultrapassa a intenção de entreter, O Substituto é uma excelente pedida, mas se não curte dramas reais e histórias com um conteúdo mais sério, talvez não seja a sua pedida.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Tony Kaye
Elenco: Bryan Cranston, Christina Hendricks, Adrien Brody, Lucy Liu, James Caan, Renée Felice Smith, Blythe Danner, Marcia Gay Harden, William Petersen, Tim Blake Nelson, Sami Gayle, Doug E. Doug, Isiah Whitlock Jr., Josh Pais, Patricia Rae, Louis Zorich, Brennan Brown, Reagan Leonard, Lucian Maisel, Samantha Jade Logan, Mary Joy, Jonathan Gutierrez, Aaron Sauter, Betty Kaye, Michael Morana, Justin Campbell, Chris Papavasiliou, Kevin T. Collins, Celia Au, Heather Pence, Kwoade Cross, Jerry Walsh, Nancy Rodriguez, Ralph Rodriguez, April Maxey, Celia Schaefer, Tiffani Holland, David Hausen, Rebecka Ray, Eli Massillon, Mike Biskupski, Tarikk Mudu, Elvis Muccino, Greg Batie, Melvin Breedlove, Jeremy McLain
Produção: Bingo Gubelmann, Benji Kohn, Carl Lund, Chris Papavasiliou, Greg Shapiro, Austin Stark
Roteiro: Carl Lund
Trilha Sonora: The Newton Brothers
Duração: 97 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Califórnia Home Vídeo
Estúdio: Kingsgate Films / Paper Street Films / Appian Way


Nenhum comentário: