segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Prometheus

Que me desculpem os fanáticos pelo gênero sci-fi, e até mesmo os grandes admiradores de Ridley Scott, que por Blade Runner e até, por que não, por Alien, inovou o cinema em várias frentes, mas Prometheus é uma grande bobagem lançada no cinema. Claro que existe muita coisa pior, e se avaliarmos a qualidade da direção, a qualidade gráfica e os efeitos especiais do filme, é possível destacar pontos positivos, no entanto, o filme causou um certo furor em alguns grupos de discussão, principalmente quanto à origem do homem, discutida pelo filme.

Bobagens, meus caros. O filme, apesar dos adoradores de um bom bate-boca e uma boa teoria da conspiração, tentarem apontar vários elementos "divinos", não passa de uma visão fictícia de um roteirista, de um diretor, e de alguns produtores.

Mesmo assim, tive a mesma impressão que muitas outras pessoas tiveram após assistir o filme. Quem viu Alien já viu boa parte de Prometheus. O roteiro contém vários elementos do filme clássico. E não é só por esse repeteco tem a sua qualidade colocada em questão aqui. É porque o filme não dá liga. Não é atraente. Não tem um roteiro agradável. E o pior. Ao terminar, dá uma sensação muito ruim de que você jogou no lixo duas horas do seu dia.

O elenco conta com nomes como o de Charlize Theron, Michael Fassbender, Noomi Rapace, Patrick Wilson, e Guy Pearce. Sem muitos destaques, o elenco funciona bem com a trama, e os personagens conseguem criar uma boa relação com a história.

O filme conta que uma equipe de exploradores descobre uma pista para a origem da humanidade na Terra, levando-os a uma jornada para os cantos mais escuros do universo. Lá, eles têm de lutar uma batalha terrível para salvar o futuro da raça humana com a descoberta de novos seres, que após adormecidos, acordam com sede de sangue.

Uma produção bem dirigida, com um bom elenco, bons efeitos gráficos, mas que peca com um roteiro fraco, com elementos copiados de outro clássico do gênero. A história não empolga. Consegue alguns sustos, alguns poucos momentos mais tensos, mas é previsível e sem sentido. Enfim, se você é um grande fã do gênero, ou de Ridley Scott, pode ser que consiga sair feliz da sessão. Mas pra quem busca entretenimento, o filme fica devendo bastante. Se possível, fique longe.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Ridley Scott
Elenco: Charlize Theron, Michael Fassbender, Noomi Rapace, Patrick Wilson, Idris Elba, Guy Pearce, Rafe Spall, Logan Marshall-Green, Kate Dickie, Sean Harris, Emun Elliott, Vladimir "Furdo" Furdik
Produção: David Giler, Walter Hill, Ridley Scott, Tony Scott
Roteiro: Jon Spaihts, Damon Lindelof
Fotografia: Dariusz Wolski
Trilha Sonora: Marc Streitenfeld
Duração: 126 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Ficção Científica
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Dune Entertainment / Scott Free Productions / Brandywine Productions
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: