quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Hotel Transilvânia

Pra recomeçar, depois das férias, nada como uma boa animação. Hotel Transilvânia funciona bem, tem altos detalhes técnicos, personagens carismáticos, boas piadas, e um roteiro que vai bem do começo ao fim. Não se trata de um Madagascar, ou um A Era do Gelo, mas ainda assim empolga.

O roteiro talvez seja o elo fraco do filme. Cai na velha máxima de tentar vender uma mensagem de fundo. Mas tantos filmes fazem isso. Não que esse detalhe enfraqueçe a trama, muito pelo contrário. Existem detalhes engraçados suficientes para compensar os momentos mais melosos. E um filme com teor mais familiar também não deixa de empolgar. Acontece que muitas vezes pode se esperar algo mais dinâmico e alucinado como emoutras animações, mas não é o caso por aqui.

Os personagens são o ponto forte do filme. Excelente ver uma readequação, ou uma repintura de vários personagens que fazem parte de tantas outras produções, principalmente de terror, em uma versão mais light, e com características mais humanas. Os diálogos e as piadinhas são deliciosas, deixando o filme seguir tranquilo do começo ao fim.

A narrativa é muito fluída, sem embaçar em detalhes desnecessários ou explicações complicadas. Quando se percebe, o filme acabou, e deixa um gostinho de quero mais. A parte técnica inclui grandes efeitos e apuradíssimo nível de animação. Os detalhes são muito ricos, e a combinação (e o excesso) de cores, deixa o filme ainda mais agradável.

Não tive a sorte de assistir o filme com a dublagem original. Animações com legenda, se tornaram raridade. Mas a versão em português não é tão ruim, embora eu ainda prefira o original. Creio que ambos os casos sirvam bem a todos os tipos de audiência. Só achei dispensável o detalhe 3D. Nada extraordinário, e em vários momentos foi possível tirar os óculos e ver o filme normalmente.

O filme conta que em um fim de semana especial, Drácula (Adam Sandler) convida para seu luxuoso resort cinco estacas alguns dos mais famosos monstros do mundo - Frankenstein (Kevin James) e sua esposa, a Múmia, o Homem-Invisível, uma família de lobisomens e outros mais -, para comemorar o aniversário de 118 anos de sua filha Mavis (Selena Gomez). Para ele, reunir todos estes monstros legendários não é problema, mas seus planos podem ir por água abaixo quando um rapaz comum aparece no hotel e coloca os olhos em Mavis.

O roteiro tem uma sacada muito legal, mas não sei se suficiente para garantir continuações. A parte técnica é de altíssima qualidade, e os personagens divertidíssimos. O filme agrada todas as audiências e deixa um gostinho de quero mais. Uma grande animação, mas poderia investir mais no humor de cada personagem. Boa pedida para uma sessão em família.

Em tempo... o diretor é o mesmo que criou O Laboratório de Dexter, Samurai Jack, as Meninas Super Poderosas, e até Star Wars - Guerras Clônicas (entre outros), todos eles passaram pelo canal de TV a cabo Cartoon Network. Seu trabalho é conhecido, e é possível perceber que não sofre influencia de seus outros personagens.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Genndy Tartakovsky
Elenco: Vozes na versão original de: Adam Sandler, Selena Gomez, Steve Buscemi, Kevin James, David Spade
Produção: Michelle Murdocca
Roteiro: Dan Hageman, Kevin Hageman
Trilha Sonora: Mark Mothersbaugh
Duração: 93 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Sony Pictures Animation
Classificação: Livre

Nenhum comentário: