sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Branca de Neve e o Caçador

Mais uma releitura do clássico animado. Só que dessa vez a produção segue uma linha mais pesada, mais violenta, mas ainda assim, seguindo os pontos principais da história original, com direito a anões, espelho mágico, e tudo mais que o clássico já oferecia. Apenas uma curiosidade, o desenho de Walt Disney, de 1937, já provocava sustos nas crianças, devido à riqueza de detalhes, principalmente quando aparecia a rainha má (O triunfo da Imaginação americana - Neil Gabler).

O filme sofreu uma grande modernização, com o acréscimo de boas cenas de luta, efeitos visuais, e um elenco de nomes consagrados. A história também teve uma alteração e a inserção de novos elementos. Na verdade, agora o grande nome da trama é o do caçador, que faz frente ao príncipe, na conquista do coração da Branca de Neve.

Diferença interessante, já que o roteiro abandona o original nesse ponto, e surpreende seu espectador. No mais, a história segue sem muitas novidades. Algumas cenas de luta enriquecem a ação do filme, e a narrativa segue em ritmo veloz, sem dar margem a detalhes desnecessários e cansativos.

Quanto ao elenco, destaque para Charlize Theron, como rainha má, que se doa e consegue mesmo dominar o personagem. Kristen Stwart, ainda dá a impressão de ser a atriz com o peso do seu papel em a saga Crepúsculo, ainda a ser rompida. Não dá liga. Parece que tentou dar um tom meio sonso à personagem, ou ela é que é meio devagar. Parecia desligada, desinteressada, e não emplacou.

No filme, a jovem Branca de Neve (Kristen Stewart) é a única pessoa na Terra mais bonita do que a Rainha Má (Charlize Theron), que está decidida a destrui-la. Porém, o que a malvada tirana nunca imaginou é que a jovem que ameaça seu reinado vem treinando a arte da guerra com o Caçador (Chris Hemsworth), que foi enviado para matá-la.

Um filme interessante, que rompe a mesmice do clássico e apresenta novos elementos, causando surpresa em seu espectador. Grandes nomes em seu elenco, com destaque para a bela Charlize Theron, que se transforma em uma bruxa à altura da história. Bons efeitos especiais e adição de novas sequências de ação dão novo valor à trama. Não se trata de um filme infantil, mas da aplicação de elementos adultos à velha história para crianças. Voltada ao público adulto, o filme é uma grande pedida e, até agora, o melhor remake do clássico Disney.
 

FICHA TÉCNICA

Diretor: Rupert Sanders
Elenco: Kristen Stewart, Chris Hemsworth, Charlize Theron, Ian McShane, Toby Jones, Nick Frost, Ray Winstone, Sam Claflin, Bob Hoskins, Eddie Marsann, Lily Cole
Produção: Sam Mercer, Palak Patel, Joe Roth
Roteiro: Hossein Amini, Evan Daugherty
Fotografia: Greig Fraser
Duração: 129 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Aventura
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Roth Films / Universal Pictures
Classificação: 12 anos

Nenhum comentário: