terça-feira, 21 de agosto de 2012

Os Acompanhantes

Fique atento! O título desta produção pode lhe enganar, ou lhe oferecer uma proposta de filme que não está lá. Não se trata de mais um filme que se segura na história de gigolôs e suas peripécias com suas clientes. Ou talvez seja. Esse é o ponto primordial deste agradável filme, não existe nada exlícito, a não ser a relação de amizade entre seus protagonistas. A partir daí, o que se segue, ou não, fica por conta da imaginação de cada espectador.

Pra ser bem sincero, e estragando um pouco da surpresa, não vejo a história por esse lado, e percebo que essa também não foi a intenção dos produtores. A trama até se apóia em alguns fetiches leves, mas nada de exageros, nada sexual agressivo, ou como naqueles filmes que precisam se pendurar no escatológico pra fazer graça.

O filme tem atmosfera de peça de teatro. A relação entre seus personagens é o que realmente importa e, com isso, rende bem com diálogos inteligentes e um humor diferenciado, que provoca risos por sua perspicácia, e não pelo apelo grotesco.

Basicamente, é uma história que se prende à relação entre Kevin Kline e Paul Dano, com a rica participação de John C. Reilly e, até, Katie Holmes (esta, que me perdoem os fãs, mas extremamente fraca). Por mais leve que possa parecer, o filme é bastante agradável, e prende a atenção de seu espectador. Vantagem proposta por grandes atuações.

O filme conta que depois de um embaraçoso incidente, o jovem Louis Ives (Paul Dano) é obrigado a deixar seu emprego e vai para Nova York, onde aluga um quarto no mesmo apartamento que vive Henry Harrison (Kevin Kline), um dramaturgo sem dinheiro e descontroladamente excêntrico. Louis logo consegue um novo emprego em uma revista ambiental, onde trabalha a naturalista obsessiva Mary (Katie Holmes). Ao conviver com seu vizinho Henry, Louis desperta sua imaginação e eles começam a desenvolver uma relação mentor-aprendiz, quando começam a trabalhar como acompanhantes das belas e ricas viúvas de Upper East Side.

Trata-se de uma produção leve, tranquila, sem apelações ou excessos, que valoriza as boas atuações de seus protagonistas, investindo em diálogos ricos e bem humorados. É, na verdade, um filme que trata as relações humanas, sem se apegar ao sentido que estaria na palavra "acompanhantes". Uma boa pedida para quem procura um filme leve, bem humorado, sem exageros, e ao mesmo tempo bastante humano.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Shari Springer Berman, Robert Pulcini
Elenco: John C. Reilly, Katie Holmes, Paul Dano, Kevin Kline, Cathy Moriarty, Alicia Goranson, Patti D'Arbanville, Celia Weston, Marian Seldes, Jason Butler Harner, Alex Burns, Justis Bolding, Rafael Sardina, David Boston.
Produção: Anthony Bregman, Stephanie Davis
Roteiro: Robert Pulcini, Jonathan Ames
Fotografia: Terry Stacey
Duração: 108 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Vinny Filmes
Estúdio: Wild Bunch / Tax Credit Finance / Likely Story / 3 Arts Entertainment
Classificação: 12 anos


Nenhum comentário: