terça-feira, 28 de agosto de 2012

O Grande Dave

Mais um filme sem muita expressão no currículo de Eddie Murphy. Apesar que, se comparado a alguns outros, como O Professor Aloprado e Imagine Só, O Grande Dave é muito melhor.

Eddie Murphy está na sua zona de conforto. Lidera um elenco esforçado e controla seu personagem sem muito esforço. Divide ainda a tela com um robô (o grande Dave), interpretado também por ele. Consegue fazer algumas piadas interessantes, mas no geral, é um filme sem compromisso, com uma história leve, que acerta em alguns momentos, erra em outros, mas que no geral, consegue gerar boa dose de entretenimento.

Não se trata de um filme completamente perdido. Ele tem suas qualidades. Boa fotografia, bons personagens, e uma trama que atrai e chama a atenção. Mas algumas passagens são meio forçadas, e ao invés de gerarem graça, geram tédio, tornando o filme cansativo e previsível. A produção conta ainda com bons efeitos especiais, que ajudam a dar uma incrementada no resultado geral.

O filme conta que em busca de uma saída para evitar a destruição de seu planeta, seres extra-terrestres chegam à Terra. Eles possuem a forma de seres humanos, mas são bem menores. Para observar e aprender sobre a rotina terráquea eles passam a abrigar naves que tem o formato de humanos normais. Uma delas é Dave (Eddie Murphy), que precisa agir como uma pessoa normal para não despertar suspeitas.

É uma produção mediana, com alguns pontos altos, e outros nem tanto. Tem em seu elenco o excepcional (embora sem muita sorte na escolha de papeis) Eddie Murphy, que até se esforça para agradar, mas no geral, não consegue arrancar mais do que alguns risos de simpatia. O filme tem boa fotografia e bons efeitos especiais, mas é na história que acaba se perdendo, com algumas passagens que abusam do absurdo, e deixam o espectador com impressão de que as coisas podiam ter sido melhores. Um filme interessante para uma sessão da tarde ou a matinê do final de semana. Boa pedida para um filme em família.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Brian Robbins
Elenco: Elizabeth Banks, Eddie Murphy, Gabrielle Union, Ed Helms, Judah Friedlander, Shawn Christian.
Produção: David T. Friendly, Todd Komarnicki
Roteiro: Rob Greenberg, Bill Corbett
Fotografia: Clark Mathis
Trilha Sonora: John Debney
Duração: 90 min.
Ano: 2008
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Classificação: Livre

Nenhum comentário: