quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Meu Monstro de Estimação

Não sou muito fã de filmes com crianças ou animais. A combinação dos dois, então, costuma me afastar logo de cara. Seguindo esse gosto, fugi durante um bom tempo de Meu Monstro de Estimação, mas ao assistir este longa, preciso confessar, antes tivesse sido pego antes. O filme é uma grata surpresa e, muito contrário do que pensei, não tem nada daqueles detalhes "melosos" que costumam infestar produções nesse estilo.

Existe uma certa atmosfera de previsibilidade, mas no fundo, com seu roteiro bem elaborado, o filme garante boas doses de entretenimento. Tudo se deve à boa relação criada entre seu elenco e o tal monstro, que é feito em animação digital.

Nesse ponto, a produção é bem ambientada, mesclando de maneira muito eficaz, o real e o fictício. Os efeitos surpreendem e enriquecem a trama. Tudo vai bem e ilustra de maneira bastante funcional o que seria a época da Grande Guerra.

O elenco também trabalha muito para ajudar na qualidade do filme. São bons nomes, que funcionam bem em conjunto, e que fazem a história dar muito certo. Nesse ponto, a recriação do "mito" do Lago Ness, na Escócia, é uma tremenda sacada. É até possível acreditar que toda a narrativa do filme tenha de fato acontecido, obviamente com algum exagero aqui ou ali. Esses detalhes fazem o espectador viajar na história, que não fica preso em detalhes desnecessários e enfadonhos.

O filme conta que Angus MacMorrow (Alex Etel) é um solitário garoto que vive com sua mãe e sua irmã e espera seu pai retornar da guerra. Um dia, descobre um misterioso ovo na beira da praia, que dá origem a uma estranha criatura, que o levará a uma jornada inesquecível e única.

Apesar de algumas ressalvas próprias em filmes com crianças e animais, devo dizer que Meu Monstro de Estimação é uma grande pedida para toda a família. As boas atuações, combinadas com efeitos equilibrados, e uma trama bem construída e com um bom começo, meio e fim, deixam a produção bem animada. Existe um pouco de ação, um pouco de comédia, um pouco de drama, enfim, pitadas de bons elementos, capazes de construir um bom filme. Para o público infantil, pedida certa, para os adultos, também vale a sessão.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Jay Russell
Elenco: Alex Etel, Brian Cox, Emily Watson, Joel Tobeck, David Morrissey, Ben Chaplin, Craig Hall, Marshall Napier, Geraldine Brophy, Priyanka Xi, Jessica Kaczorowski
Produção: Robert Bernstein, Charlie Lyons, Barrie M. Osborne, Douglas Rae
Roteiro: Robert Nelson Jacobs, Dick King-Smith
Fotografia: Oliver Stapleton
Trilha Sonora: James Newton Howard
Duração: 111 min.
Ano: 2007
País: EUA
Gênero: Aventura
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Blue Star Pictures / Revolution Studios / Walden Media
Classificação: Livre

Nenhum comentário: