terça-feira, 14 de agosto de 2012

Adivinhe quem vem para roubar

Adivinhe quem vem para roubar é uma divertidíssima produção dos anos 1970. Muito legal se visto logo após uma sessão de As Loucuras de Dick e Jane, com Jim Carrey, e já comentado aqui no blog, para as famosas comparações entre o original e o remake.

Em muitos momento o filme lembra uma sessão de teatro. Centraliza toda a ação em seus dois protagonistas, George Segal e Jane Fonda, e investe forte em diálogos que ajudam a construir a trama. Esse ritmo mais lento pode cansar um pouco, mas depois da metade, a trama fica mais agitada, e daí é difícil querer perder qualquer pedaço da história.

Por priorizar a ação dos dois protagonistas, sabe-se que o filme segurará toda sua ação nessas duas feras do cinema. Segal é uma figura, e Jane Fonda rouba a cena, ganhando todo o destaque por esta cômica história.

Difícil não comparar com o moderninho As Loucuras de Dick e Jane. Os dois possuem algumas similaridades e, no fundo, o mesmo roteiro, mas a nova versão segue uma vertente mais "pastelão", conseguindo arrancar boas doses de risadas de seu espectador. Particularmente, acho um dos melhores filmes de Jim Carrey. Não que Adivinhe quem vem para roubar não seja engraçado. Ele consegue sacar boas piadas em momentos bem interessantes, mas é a riqueza de seus diálogos, com conversas muito inteligentes, que fazem com que o filme siga um ritmo mais cômico. Pode até parecer um filme inglês, devido ao tipo de humor mais metido a inteligente.

O filme conta a história de Dick Harper (George Segal), um alto executivo do ramo de foguetes espaciais, que é sumariamente despedido. Inicialmente ele tenta achar emprego, mas como não consegue começa a praticar pequenos assaltos. Aos poucos vai se aperfeiçoando e é ajudado por sua mulher, Jane (Jane Fonda). Após algum tempo eles decidem roubar o cofre da empresa onde trabalhava, pois há uma grande soma que é usada para pagar subornos e, como este dinheiro "não existe" e a companhia está sendo investigada por atividades ilícitas, nenhuma queixa deverá ser dada. Mas se a teoria é correta, pôr a mão no dinheiro exige um plano no qual nenhuma falha poderá ser cometida.

Uma produção bastante interessante, que de certa forma foi esquecida na história do cinema. Ainda é moderna, e consegue agradar com maestria seus espectadores. Investe em diálogos fortes e inteligentes, e toda a ação cerca seus dois protagonistas, que atuam de maneira fantástica, conseguindo dar muito valor à trama. É uma comédia leve e agradável, que consegue arrancar boas risadas. Não se trata de um clássico, mas ainda assim é uma excelente pedida para a sessão matinê de vídeo no final de semana.

Ficha técnica
Gênero: Comédia
Duração: 95 min.
Tipo: Longa-metragem / Colorido
Distribuidora(s): Sony Pictures
Produtora(s): Columbia Pictures Corporation
Diretor(es): Ted Kotcheff
Roteirista(s): Gerald Gaiser, David Giler, Jerry Belson, Mordecai Richler
Elenco: George Segal, Jane Fonda, Ed McMahon (1), Dick Gautier¹, Allan Miller (1), Hank Garcia, John Dehner, Mary Jackson, Walter Brooke, Sean Frye, James Jeter, Maxine Stuart, Fred Willard, Selma Archard, John Brandon

Nenhum comentário: