quarta-feira, 11 de julho de 2012

Festival de Cinema Latino-Americano começa em São Paulo


De 12 a 19 de julho, a sétima edição do 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo reúne as novidades da cinematografia da região, trazendo obras inéditas no Brasil e selecionadas - algumas delas premiadas - em importantes festivais como Berlim, Cannes, Havana, entre outros.

A programação do evento reúne trabalhos recentes de alguns dos mais importantes nomes da cinematografia atual da América Latina, como o uruguaio Pablo Stoll (3), o argentino Rodrigo Moreno (Um Mundo Misterioso), o chileno Cristián Jiménez (Bonsai), o equatoriano Sebastián Cordero (Pescador) e a peruana Claudia Lllosa (Loxoro).

Estão presentes obras lançadas pelo Festival de Berlim (O Garoto Que Mente, da venezuelana Marité Ugas), Cannes (Porfírio, do colombiano Alejandro Landes) e Toronto (O Circuito de Román, do chileno Sebastián Brahm), entre outras vitrine cinematográficas de prestígio internacional.

Merece destaque ainda o divertido cubano Juan dos Mortos (de Alejandro Brugués), no qual zumbis dominam uma semidestruída cidade de Havana, e De Pernas Para o Ar (do venezuelano Alejandro García Wiedemann), que tem sua première internacional no 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

Diversos títulos programados são inéditos no Brasil, como é o caso do sensível road movie mexicano Um Mundo Secreto, que será exibido para a sessão de abertura do Festival. Seu diretor, o estreante Gabriel Mariño, estará presente no evento.

O Brasil está representado, entre outros títulos, por Hoje, de Tata Amaral, Melhor Longa do Festival de Brasília 2011, Rânia, de Roberta Marques, vencedor da mostra Novos Rumos, da Première Brasil do Festival do Rio, e pelo curta Até a Vista, de Jorge Furtado.

O evento acontece no Memorial da América Latina, Cinesesc, Cinemateca Brasileira e Cinusp Paulo Emílio, onde serão exibidos 75 filmes, sempre com entrada franca. Mais de 30 convidados internacionais circularão durante o evento.

Filmes recentes realizados em coprodução envolvendo pelo menos dois países da América do Sul concorrem ao Prêmio Itamaraty para o Cinema Sul-Americano. Iniciativa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a premiação confere R$ 90 mil ao vencedor, que é eleito por um júri formado pela produtora argentina Violeta Bava, pelo programador do Festival de Toulouse Erick González, pelo distribuidor Sandro Fiorin (Brasil/ EUA), pelo cineasta Federico Veiroj e pelo ator Cesar Troncoso, os dois últimos uruguaios. Um debate sobre o tema da coprodução internacional será realizado no dia 19 de julho, às 10h, na Cinemateca Brasileira, e reunirá autoridades e produtores audiovisuais.

Ainda durante o Festival acontece o Prêmio Finaliza 2012, promovido pela Associação do Audiovisual, Cinecolor Digital e pelo Programa Cinema do Brasil, voltado a filmes brasileiros em fase de pós-produção. A iniciativa é inédita no Brasil e o vencedor, eleito por um júri internacional, recebe R$ 99,4 mil em serviços para finalizar seu filme.

7º FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO
De 12 a 19 de julho de 2012
Locais: Memorial da América Latina (Av. Auro S. de Moura Andrade, 664, Barra Funda, tel. 3823-4608), Cinesesc (Rua Augusta, 2.075, Cerqueira Cesar, tel. 3087-0500), Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, tel. 3512-6111 r/215), Cinusp Paulo Emílio (Rua do Anfiteatro, 181, favo 4, Cidade Universitária, tel. 3091-3540)
Entrada franca

Nenhum comentário: