quarta-feira, 4 de julho de 2012

Das páginas para as telas: quem são os autores mais adaptados da História?


Na edição de junho da revista Monet, foi publicada uma matéria sobre Stephen King e suas adaptações para os meios audiovisuais. E não são poucas: devido à sua popularidade e garantia de sucesso, King mantém o título do autor vivo mais adaptado para cinema e TV. Mas se formos levar em conta seus colegas escritores que já passaram para “o lado de lá”, ele cai feio: vai para a 18ª posição. Quem, então, seria o autor mais adaptado da História dos meios audiovisuais?
-
Não é de se surpreender que William Shakespeare (Romeu e Julieta), ocupe a primeira posição. O autor que é provavelmente o mais conhecido da Literatura ganha de lavada dos seus “adversários”, com 891 obras baseadas em seus escritos. Vale lembrar que a base de comparação aqui é o registro da cada um no IMDB como writer, e logo isso inclui de curtas a filmes caseiros, passando por mega-produções e até jogos de video-game, qualquer coisa que utilize meramente o texto ou personagens de um autor. Pode não ser um mundo ideal, mas continua sendo um banco de dados extremamente confiável para termos ideia de quem é o mais amado na hora de se passar uma obra das páginas para as telas.

Aqui estão, portanto, os 20 finalistas. Mas não se envergonhe se você não reconhecer alguns desses nomes! Depois do nosso ranking colorido (que você confere abaixo), colocamos a lista por escrito, com uma adaptação de cada escritor e o link para o IMDB, onde você pode mergulhar em suas obras à vontade!


1. William Shakespeare (Romeu e Julieta) 2. Anton Chekhov (Tio Vânia em Nova York) 3. Charles Dickens (Oliver!) 4. Edgar Allan Poe (Histórias Extraordinárias) 5. Alexandre Dumas (O Homem da Máscara de Ferro) 6. Robert Louis Stevenson (Planeta do Tesouro) 7. Arthur Conan Doyle (Sherlock Holmes) 8. Hans Christian Andersen (A Pequena Sereia) 9. Os Irmãos Grimm (Enrolados) 10. Molière (Don Juan) 11. Edgar Wallace (King Kong) 12. O. Henry (In Old Arizona) 13. Oscar Wilde (Dorian Grey) 14. Fyodor Dostoevsky (The Brothers Karamazov) 15. Victor Hugo (O Corcunda de Notre Dame) 16. Leo Tolstoy (Guerra e Paz) 17. Júlio Verne (Viagem ao Centro da Terra) 18. Stephen King (Um Sonho de Liberdade) 19. Georges Simenon (Maigret) 20. Agatha Christie (O Vingador Invisível)

Por Marina Jankauskas, em 29/06/2012, no link http://revistamonet.globo.com/coluna/2012/06/29/das-paginas-para-as-telas-quem-sao-os-autores-mais-adaptados-da-historia/

Nenhum comentário: