terça-feira, 31 de julho de 2012

Como enlouquecer seu chefe

Mais um filme que parte de uma ideia interessante, reúne alguns nomes razoáveis em seu elenco, mas o que segue é uma conjunção de trapalhadas sem sentido e, praticamente, nenhuma graça. Apesar de insistirem em classificar alguns tipos de filmes de comédias, Como enlouquecer seu chefe, com algum esforço do espectador, consegue no máximo arrancar um par de sorrisos amarelos.

Não é o tipo de produção que se utiliza de efeitos especiais esplendorosos. É basicamente um elenco, e uma história que deveria ter algum sentido ou, pelo menos, se fazer entender. É o tipo de humor americano, com uma mensagem de fundo, que nem sempre vale o quanto seus produtores imginavam.

Em seu elenco, Ron Livingston e Jennifer Aniston encabeçam a lista de protagonistas. Talvez, principalmente por causa de Aniston, esperava-se que o filme se transformasse em uma comédia romântica. Mas não é nada disso. Embora role essa intenção, mais no sentido de aproveite a sua vida, a produção também não tem nada de romântica.

O ponto fraco é mesmo sua história. Não tem liga, não tem apelo, não tem força suficiente para se tornar interessante. Abusa de diálogos metidos a inteligentes, e o resultado final é punhado de bobagens sem graça e desnecessárias. Talvez tenha dado origem à ideia do roteiro de Quero Matar meu Chefe, mas diferentemente deste, que também conta com Jennifer Aniston em seu elenco, Como Enlouquecer seu Chefe é mais fraco, previsível e sonolento.

No filme, Peter Gibbons (Ron Livingston) é um programador de computadores que está insatisfeito no emprego. Após uma sessão de hipnose, o rapaz extravasa sua frustração e seu comportamento muda totalmente: não cumpre mais os horários, não faz a maioria das coisas que lhe são que pedidas e, quando faz, faz a sua maneira. Com isso espera ser demitido, mas, quanto mais transgride as leis, mais é elogiado e promovido. O problema é que enquanto seus chefes fazem isso, a empresa entra numa política de corte de funcionários, o que cria um mal estar no escritório.
Comédiazinha com cara de Sessão da Tarde de uma quinta-feira, dia de rodízio, com muita chuva, com geladeira e armários vazios, e controle remoto sem pilhas. Se não há outra opção, vale a intenção, mas se a bateria do seu controle der algum sinal de vida, fuja. História fraca, diálogos desnecessários, elenco com algumas estrelas, mas sem estrelismo, tenta dar ao espectador uma moral da história, mas não tem conteúdo suficiente para tornar interessante sua trama. Se não quer perder seu tempo, fique longe.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Mike Judge
Elenco: Ron Livingston, Jennifer Aniston, David Herman, Ajay Naidu, Gary Cole, Stephen Root, Richard Riehle, Alexandra Wentworth, Joe Bays.
Produção: Daniel Rappaport, Michael Rotenberg, Mike Judge.
Roteiro: Mike Judge
Fotografia: Tim Suhrstedt
Trilha Sonora: John Frizzell
Duração: 89 min.
Ano: 1999
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida

Nenhum comentário: