segunda-feira, 18 de junho de 2012

Morre cineasta italiano Giuseppe Bertolucci aos 65 anos


No sábado (16/6) faleceu o cineasta e também roteirista Giuseppe Bertolucci em Diso, Itália. Após um longo período doente, ele morreu aos 65 anos, segundo informou hoje seu irmão mais velho e também cineasta Bernardo Bertolucci.

Giuseppe nasceu em 27 de fevereiro em Parma (Itália) e começou sua carreira no cinema com o longa Strategia de Ragno (1970), ao lado de seu irmão.

Repetiram a parceria em outros projetos como em 1900, com Robert De Niro (Os Bons Companheiros), Gérard Depardieu (Cyrano de Bergerac), Donald Sutherland (Uma Saída de Mestre) e Burt Lancaster (A Um Passo da Eternidade).

A trama faz uma retrospectiva histórica da Itália desde o início do século 20 até o fim da Segunda Guerra Mundial, focando as vidas de duas pessoas: o filho bastardo de camponeses e o herdeiro de uma rica família de latifundiários.

Seu currículo inclui a direção de vinte e seis produções ao longo de sua carreira. Seus filmes mais conhecidos são Berlinguer ti Voglio Bene (1977), protagonizada por Roberto Benigni (A Vida É Bela), e I Cammelli (1988).

O seu último trabalho foi no drama L’ingegner Gadda va Allá guerra (2012), filme no qual assina a direção.

Nenhum comentário: