quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tapete vermelho: saiba como ele se tornou passarela das celebridades do cinema


Ele é um trajeto encantado, caminho das grandes celebridades do cinema mundial e, no passado, foi palco de tragédia grega. Hoje, o famigerado tapete vermelho virou também vitrine de propaganda para grandes grifes. Mas como isso aconteceu?

Muito antes de se estender diante dos candidatos ao Oscar, o tapete vermelho apareceu pela primeira vez na peça grega Agamemnon, de Ésquilo, de 458 a.C., na Grécia Antiga. Nela, o rei Agamemnon é recebido com um tapete de bordados vermelhos em sua volta da Guerra de Troia. O rei diz então que caminhar sobre tal peça é um direito apenas dos deuses. Era o nascimento do status de passarela de VIPs do tapete vermelho.

O tapete vermelho pelo qual entram os famosos para a cerimônia do Oscar tem 152 metros de comprimento e 10 de largura. Desde 1944, quando a atriz Jennifer Jones usou pela primeira vez diamantes emprestados, as roupas e a joias das celebridades são cedidas pelas grifes como forma de divulgação.

A tática funciona. Em 1997, o colar Cartier de diamantes usado por Celine Dion, avaliado em US$ 490 mil, foi vendido antes mesmo do fim da cerimônia.

Nenhum comentário: