segunda-feira, 7 de maio de 2012

Em busca de vingança - Colombiana

Produção interessante. Moderninha. Daquelas que combina um roteiro básico e funcional com técnicas visuais atrativas, como o uso do parkour em perseguições e fugas, tiroteios estonteantes e algumas vezes inexplicáveis, e uma mensagem de fundo, no mínimo, simpática.

Não vejo Zoe Saldana como uma boa protagonista. Talvez uma razoável coadjuvante, mas como personagem principal ela deixa um pouco a desejar. No caso de Em busca de vingança, a situação pode se acentuar um pouco, visto que o restante do elenco pouco interfere no andamento da trama. Tirando os malvadões, poucos ali são determinantes para o sucesso do filme.

A parte visual é o que garante a produção. As boas cenas de perseguição e os tiroteios malucos e sem sentido. No mais, o roteiro é extremamente previsível, que tenta vender uma mensagem de valorização da família meio estranha. Confesso que o filme me conquistou mais pelo tom bem humorado de algumas passagens (daquelas que você ri, de tão impossíveis), e não tanto pela ação que deveria existir de fato.

É um filme produzido por Luc Besson, e essa parte de valorizar o visual da ação, em detrimento de um roteiro mais bem elaborado é um pouco da sua marca. A produção acaba sendo divertida, mas não se torna um filme imperdível, daqueles que você tem que assistir, e repetir, e ainda sai com vontade de ver mais um pouco.

No filme, depois de ver seus pais serem assassinados em Bogotá, Colômbia, Cataleya (Zoe Saldana) cresce e se profissionaliza como assassina. Ela trabalha para seu tio, mas procura pelos responsáveis pelo massacre que aterrorizou sua infância.

Uma produção interessante, que garante um razoável entretenimento, mas que perde pontos pela superficialidade da história. Como é comum, existe toda aquela estranha visão do que seria a Colômbia, que tira um pouco da verossimilhança que poderia contribuir com o roteiro. É uma história comum, sem nada de especial, previsível e, até, fraca. Vale pela ação e pelo visual das lutas e combate entre mocinhos e bandidos (às vezes até parece um filme de Jackie Chan). Diverte, mas deixa a desejar. Se você não liga para isso e gosta de um filme com belas cenas e uma ação bem regrada, pode ser uma boa pedida.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Olivier Megaton
Elenco: Zoe Saldana, Lennie James, Graham McTavish, Callum Blue, Michael Vartan
Produção: Luc Besson, Pierre-Ange Le Pogam
Roteiro: Luc Besson, Robert Mark Kamen
Fotografia: Romain Lacourbas
Trilha Sonora: Nathaniel Méchaly
Ano: 2011
País: França/ EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Europa Corp. / A.J.O.Z. Films

Nenhum comentário: