quarta-feira, 2 de maio de 2012

The Big Year


Steve Martin, Jack Black e Owen Wilson juntos pode parecer meio estranho de início, mas o resultado de suas atuações surpreende e promove um resultado final fantástico.

Particularmente, imaginava um filme mais "lambão", daquelas comédias mais apelativas (apesar de saber que não fazem muito o estilo de Martin), que arrancam boas risadas, mas que no fim, a história não tem muito sentido. Puro engano. O filme tem um tom mais familiar, com uma história que, de fato, apela para o sentimento positivo e para o valor da família. Sua mensagem é valiosa e o filme seduz seu espectador em uma trama deliciosa.

A parte visual é fantástica. Excelente fotografia, excelentes locações com paisagens maravilhosas, e situações muito bem retratadas em vídeo. Não existem exageros. A história é enxuta o suficiente e não se perde em detalhes desnecessários ou muito longos e cansativos.

Da parte das atuações, principalmente por Jack Black e Owen Wilson, acostumados com papeis mais exagerados, ficaram muito bem na história. Seus personagens acrescentam valor à trama, sem sua idiotices comuns e situações constrangedoras.

O filme conta que três ávidos observadores de pássaros competem para encontrar o mais raro pássaro da América do Norte, em um prestigiado evento anual. Eles se colocam em várias situações inusitadas e precisam pesar suas escolhara para alcançar o resultado desejado.

Uma produção deliciosa, com atores que se destacam com papeis que valorizam a trama, ótima seleção visual, com lindas paisagens, e uma narrativa que acerta em cheio. Sem excessos, sem exageros, que entregam ao espectador boas doses de diversão e entretenimento. Um filme acima da média, divertido, e com uma mensagem bastante valiosa, que surge no momento certo da história sem estragar o andamento da trama. Excelente pedida para quem curte uma comédia que valoriza mais o todo do que apenas algumas tiradas engraçadas.

FICHA TÉCNICA

Diretor: David Frankel
Elenco: Jack Black, Zahf Paroo, John Cleese, Owen Wilson, Rosamund Pike, Steve Martin, Kevin Pollak, Joel McHale, JoBeth Williams, Paul Campbell
Produção: Stuart Cornfield, Carol Fenelon, Curtis Hanson, Karen Rosenfelt, Ben Stiller
Roteiro: Howard Franklin
Fotografia: Lawrence Sher
Trilha Sonora: Theodore Shapiro
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Deuce Three Productions / DreamWorks SKG / Fox 2000 Pictures / Red Hour Films / Sunswept Entertainment

Nenhum comentário: