segunda-feira, 28 de maio de 2012

Amour, de Michael Haneke, vence a Palma de Ouro


O Festival de Cannes anunciou neste domingo os vencedores da Palma de Ouro, prêmio máximo do festival. O grande vencedor da noite foi o filme Amour, assinado pelo alemão Michael Haneke. É a segunda vez que o diretor vence a Palma de Ouro de Melhor Filme em Cannes, em 2009 ele levou o prêmio para casa graças ao longa A Fita Branca.

Outro destaque da noite foi o filme romeno Dupa Dealuri, em inglês Beyond The Hills, que conquistou dois prêmios. Cristian Mungiu, que também assina a sua direção, foi condecorado com o Melhor Roteiro, enquanto a dupla Cristina Flutur e Cosmina Stratan dividiram a Palma de Ouro de Melhor Atriz.

O mexicano Carlos Reygadas foi eleito o Melhor Diretor pelo seu trabalho em Post Tenebras Lux, filme muito elogiado pela crítica especializada presente em Cannes. Já na categoria Melhor Ator, o premiado foi o dinamarquês Mads Mikkelsen pelo longa Jagten, traduzido para o inglês como The Hunt, assinado pelo também dinamarquês Thomas Vinterberg.

O Prêmio do Júri, presidido pelo diretor italiano Nanni Moretti, foi entregue para Ken Loach pelo filme The Angel’s Share, enquanto o troféu Gran Prix foi dado para Matteo Garrone pelo longa Reality. Na categoria Melhor Curta-Metragem, a produção turca Sessiz-Be Deng foi a grande vencedora, o filme é assinado pelo diretor L. Rezan Yesilbas.

O brasileiro Walter Salles concorria à Palma de Ouro pelo filme Na Estrada, longa estrelado por Kristen Stewart, apesar de não sair como vencedor foi bastante elogiado pela mídia francesa. O longa apareceu na quinta colocação entre os mais bem avaliados entre os disputantes da Palma de Ouro.

Nenhum comentário: