segunda-feira, 16 de abril de 2012

Um sonho distante



Ah, Tom Cruise em uma atuação apaixonada. Nicole Kidman em uma atuação apaixonada. Não, eu não me refiro à paixão deles dentro do filme, ou mesmo fora, no calor do seu relacionamento fora das telas. Me refiro à qualidade de suas atuações, quando podíamos dizer que os dois representavam bons papéis em filmes de alta qualidade. e eram apaixonados. Ator e atriz que davam valor à produção. Os dois envelheceram, perderam sua luz, e participam de filmes não tão bons (quase nada bons). Coisas da vida.

Bom, Um sonho distante é um filme das antigas. Um belo romance, com uma qualidade incrível, e mais do que isso, um roteiro bem forte e muito bem escrito. A história, apesar de longa, é extremamente forte, com começo, meio e fim, muito bem definidos, apesar de qualquer previsibilidade. Na verdade, isso não estraga nenhuma surpresa. O filme prende a atenção do espectador e faz com que ele faça parte da ação.

É um filme com uma fotografia belíssima. Belas paisagens, representando de maneira magnífica a chegada dos Imigrantes ao Novo Mundo (EUA). É uma produção apaixonada, que representa exatamente isso, o amor de dois jovens que tentam dar um novo início às suas vidas em um novo continente.

No filme, Tom Cruise está no papel de Joseph Donelly, um jovem que, na Irlanda do século 19, perde a família e suas terras. Tentando se vingar, ele é pego e desafiado para um duelo. Ao mesmo tempo, Shannon, filha do homem que tomou as terras de Joseph, se rebela contra o pai e quer fugir para os Estados Unidos, esperando começar uma nova vida. Ela ajuda Joseph a escapar e os dois seguem para o Novo Mundo, mas apenas como duas pessoas que se ajudam, não como um casal. Eles chegam aos Estados Unidos sem nenhum centavo e vão ter que trabalhar duro para ganhar algum dinheiro, viver em situações precárias, passar fome e frio. Mas vão superar todos os desafios e seguir para o Oeste, onde esperam conseguir um pedaço de terra e onde descobrirão que se amam.

Um romance que evita aquela "melação" muito comum em alguns filmes parecidos. Tem boas doses de aventura, de ação, e um romance que vai crescendo, como um coadjuvante, até se tornar o protagonista. Belas atuações de Tom Cruise e Nicole Kidman, embora o restante do elenco também acrescente bons pontos ao filme. É um pouco longo, com alguns detalhes que poderiam ser dispensados, mas nem por isso se torna um filme chato. É uma boa pedida para quem curte o estilo, e quer matar saudades de dois grandes astros em ótimos momentos das suas carreiras.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Ron Howard
Elenco: Tom Cruise, Nicole Kidman, Thomas Gibson, Robert Prosky, Barbara Babcock, Colm Meaney, Eileen Pollock, Michelle Johnson.
Produção: Brian Grazer, Ron Howard
Roteiro: Ron Howard, Bob Dolman
Fotografia: Mikael Salomon
Trilha Sonora: Enya, John Williams
Duração: 139 min.
Ano: 1992
País: EUA / Irlanda
Gênero: Romance
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Universal

Nenhum comentário: