terça-feira, 17 de abril de 2012

Um dia de louco



Comédia com cara de Natal, com cara de Steve Martin, com cara de filme de qualidade, que se segura nas atuações de alto nível de seu telentosíssimo elenco. A produção conta com a excelente Juliette Lewis, Adam Sandler (quase uma criança), Robert Klein, Madeline Kahn, Rob Reiner e Haley Joel Osment. E o filme é inteirinho baseado na atuação do seu elenco.

Por isso mesmo, é um filme bastante simples, sem cenas extravagantes, ou passagens escalafobéticas. Pra ser sincero, em alguns momentos, o filme se parece com alguma peça de teatro. Grande parte dele se passa em um apartamento, fechado, e aquele entra e sai dos personagens é responsável por toda a ação.

Mesmo assim, não é um filme fraco. Tem todo aquele aspecto de filme de Natal, mas consegue oferecer ao espectador muitos momentos engraçados. A narrativa é simples e rápida, e nem de longe o filme pode ser chamado de previsível. a não ser por seu final feliz, comum em produções como essa, muitas passagens não fazem sentido nenhum, e é aí mesmo que o filme destaca seu humor. Obviamente, eu não quero dizer que o filme é esquisito, por ter essas passagens, mas que grandes doses do seu humor acontecem graças a esses trechos meio estranhos.

No filme, é véspera de Natal na Lifelines, um serviço telefônico de ajuda psiquiátrica de Venice Beach, na Califórnia. O gerente Philip (Steve Martin) acaba de saber que o proprietário do imóvel o está despejando e, de repente, tudo ao redor do local parece tão em crise quanto os pacientes que estão entupindo as linhas telefônicas. Durante toda a madrugada, os personagens envolvidos - como a tímida Catherine (Rita Wilson) e a grávida Gracie (Juliette Lewis) - aprendem que o Natal pode ser um período feliz, sem a necessidade de preocupações com seu estado mental.

Uma produção muito divertida, com grande valor familiar, como já é costume em muitos dos filmes de Steve Martin. O elenco é de primeiríssima linha, e a atmosfera teatral deixa a trama ainda mais divertida. É um filme rápido, sem detalhes desnecessários. Que entrega ao espectador exatamente o que promete, boas doses de entrenimento e muitos momentos de humor. Grande filme. Recomendado para toda a família., com satisfação garantida

FICHA TÉCNICA
Diretor: Nora Ephron
Elenco: Steve Martin, Juliette Lewis, Adam Sandler, Robert Klein, Madeline Kahn, Rob Reiner, Haley Joel Osment.
Produção: Joseph Hartwick, Paul Junger Witt
Roteiro: Nora Ephron, Delia Ephron
Fotografia: Sven Nykvist
Trilha Sonora: Ram Buck, George Fenton, Kim Gannon, Walter Kent
Duração: 97 min.
Ano: 1994
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: TriStar Pictures

Nenhum comentário: