segunda-feira, 9 de abril de 2012

Gato de botas



Antes de tudo, é importante que a gente separe o Gato de Botas companheiro de Shrek, do Gato de Botas protagonista do seu próprio filme. Embora seja o mesmo personagem, as duas histórias são bastante distintas, independentes, e agradam de maneira bastante parecida, se observarmos alguns detalhes.

Avaliando a sequência de Shrek, tanto o Burro quanto o Gato ganharam tanta importância, que até salvaram o filme de Shrek. O último episódio, por exemplo, não fossem os dois "coadjuvantes", o filme não teria graça nenhuma. E, por se tratar de um filme de Shrek, é isso mesmo... um filme de Shrek. Com seu humor mais escrachado, Shrek ficou marcado por ironizar outros contos de fadas.

Gato de botas entra numa linha parecida, mas com um apelo totalmente independente ou, se preferir, sob uma nova perspectiva. O filme é menos apelativo, mas igualmente bem humorado. Sua qualidade gráfica e técnica fez com que fosse um destaque entre as animações em 2011. Seus personagens são igualmente divertidos, e se sustenta no jeitão despojado e galante do gato, que é enriquecido com a excelente dublagem de Antonio Banderas.

A história é bastante agradável, sem exageros, e atrai todas as faixas de público. Veloz, sem detalhes desnecessários, e nada previsível. Boas piadas, sem apelar para bobagens sem sentido. O roteiro é inteligente e faz com que o espectador se sinta fazendo parte do filme.

No filme, muito antes de conhecer Shrek, o notório lutador e sedutor Gato de Botas (voz de Antonio Banderas) torna-se um herói ao sair em uma aventura com a durona e malandra Kitty Pata-Mansa (Salma Hayek) e o astuto Humpty Alexandre Dumpty (Zach Galifianakis) para salvar sua cidade. Complicando a situação, os fora da lei Jack (Billy Bob Thorton) e Jill (Amy Sedaris) fazem de tudo para ver o Gato de Botas e seu bando fracassarem. Essa é a verdadeira história do Gato, do Mito, da Lenda... e, é claro, das Botas.

Agradável, divertido, inteligente, com ótimos personagens, ótimas sequências, humor na medida certa e uma história que não deixa resquicios para uma provável sequência (não que não possa haver alguma). O filme começa e termina, sem dar aquela atmosfera broxante de que você precisa esperar pelo menos mais um ano pra saber o resto da história. Excelente pedida para toda a família, em qualquer sessão de vídeo. Pra assistir e repetir. Classe A!!!!!

FICHA TÉCNICA
Diretor: Chris Miller
Elenco: Vozes na versão original de: Antonio Banderas, Salma Hayek, Zach Galifianakis, Billy Bob Thornton, Amy Sedaris, Constance Marie, Guillermo del Toro
Produção: Joe M. Aguilar, Latifa Ouaou
Roteiro: Brian Lynch, David H. Steinberg, Tom Wheeler, Jon Zack, Will Davies, baseado no personagem de Charles Perrault
Fotografia: - Animação -
Trilha Sonora: Henry Jackman
Duração: 90 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: DreamWorks Animation
Classificação: Livre

Nenhum comentário: