terça-feira, 24 de abril de 2012

Marley & eu 2: Filhote Encrenqueiro


O original Marley & eu foi um filme diferente. Baseado no livro de mesmo nome, era um dramalhão que contava com Owen Wilson e Jennifer Aniston em seu elenco, e fazia com que seus leitores e espectadores lembrassem de seus cachorros. De suas peripécias malucas, que nos deixavam malucos, e da saudade. O filme atingiu seu objetivo e, assim como o livro, se tornou um best seller.

A continuação, se é que podemos chamá-la assim, uma vez que a história já tinha sido totalmente explorada, é um caso totalmente à parte. O novo Marley aprendeu a falar. E ficou com a cara daquele especial da Disney (Buddies), com muitos filhotes falantes.

Na verdade, o filme passou a ser uma produção infantil, com elenco desconhecido, efeitos de filmes de TV, e uma história engraçadinha, previsível, e sem aquele ineditismo que seu original havia proporcionado.

O livro chamou a atenção e fez com que dezenas de outros escritores decidissem falar de seus mascotes, alguns com mais competência, outros, nem tanto. E o filme também desencadeou uma febre de produções com cães, que chegou a enjoar. Só não esperava que eles fossem apelar para continuações, como é o caso.

E não é o fato de o filme ser uma continuação, ou que seja um novo filme explorando um nome conhecido, mas ele tenta fugir daquilo que pode defini-lo melhor, que é uma produção destinada ao público infantil, que usa animais bonitinhos para fazer graça e vender sua fraca história.
No filme  Marley está de volta para mais diversão, e desta vez ele fala! "O pior cão do mundo" e seu amigo de verão, Bodie Grogan (Travis Turner), vão causar estragos em um concurso de cães da vizinhança.

Particularmente, sou meio avesso a filmes com animais falantes ou bebês falantes. Em animações, pode até funcionar, mas quando o personagem é real, a coisa muda de figura. Acredito que o filme, como produção voltada ao público infantil, deve agradar, pelos momentos graciosos, e animais bonitinhos, mas para o público mais velho, é perda de tempo. Acho que o filme poderia usar outro nome, e não apelar para o uso do elemento de outra produção, de sucesso, para atrair o seu público. Para quem gosta de filmes com animaizinhos falantes, pode ser uma boa pedida, mas para quem procura algo mais divertido, a ideia é ficar longe.
FICHA TÉCNICA
Diretor: Michael Damian
Elenco: Travis Turner, Donnelly Rhodes, Merrilyn Gann, Chelah Horsdal, Sydney Imbeau, Alex Zahara, Christopher Goodman, Ryan Grantham
Produção: Connie Dolphin
Roteiro: Janeen Damian, Michael Damian
Fotografia: Ron Stannett
Trilha Sonora: Mark Thomas
Duração: 86 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: 20th Century Fox
Estúdio: 20th Century Fox Home Entertainment

Nenhum comentário: