terça-feira, 10 de abril de 2012

Independence Day



Independence Day foi um marco para o cinema. Não fez tanto barulho quanto Avatar, mas foi igualmente chocante, devido a sua proposta de invasão alienígena, que destrói o planeta (ok, primeiramente boa parte dos EUA), e por seus efeitos especiais extravagantes.

Fato é que não chega a ser uma produção ruim. Hoje temos opções melhores, e até mesmo a ideia de invasão já ficou tão comum, que qualquer outra produção que proponha isso deve se esforçar para não repetir algum filme das antigas. Independence Day virou referência nesse quesito. Creio ser difícil propor um filme de ficção científica sem esbarrar na ideia desse roteiro.

A parte gráfica é realmente surpreendente. Excelente áudio e excelentes efeitos especiais. E o elenco é um apanhado de bons atores, com destaque para Will Smith, Bill Pullman e Jeff Goldblum.

O roteiro não surpreende. É a velha máxima da cospiração interplanetária que também quer destruir a América (leia EUA). Nada contra. Em alguns casos funciona bem, e eles parecem gostar de fazer o papel de vítimas, só pelo prazer de reverter a situação e sair vitoriosos de qualquer situação controversa que possa aparecer. O que também funciona bem, já que o espectador curte essa linha de bandidos e mocinhos bem delineada, e com a vitória do bem, no final feliz.

No filme, uma raça alienígena envia gigantescas naves à Terra, que realizam poderosos ataques às principais cidades do planeta. Até que, quase derrotados, um grupo liderado pelo presidente dos Estados Unidos resolve contra-atacar.

Filme previsível, mas que garante boa dose de entretenimento. Elenco agradável, excelentes efeitos especiais e ótimo áudio. A história ganhou muitos concorrentes, mas virou referência por seu ineditismo na época. O filme parece se alongar demais, e por isso fica cansativo em algumas partes. É uma boa pedida para a matinê de sábado, ou como a TV a cabo costuma fazer, para a seleção de filmes do Natal.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Roland Emmerich
Elenco: Will Smith, Bill Pullman, Jeff Goldblum, Mary McDonnell, Judd Hirsch.
Produção: Roland Emmerich
Roteiro: Roland Emmerich
Fotografia: Karl Walter Lindenlaub
Trilha Sonora: David Arnold
Duração: 145 min.
Ano: 1996
País: EUA
Gênero: Ficção Científica
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida

Nenhum comentário: