sexta-feira, 9 de março de 2012

Turistas



Lembro de quando o filme foi lançado, pela confusão causada por ter sido filmado no Brasil. O escândalo por insinuar que os turistas que vinham para cá pudessem ser tratados como no filme. Um pecado mortal. Valeu pra chamar a atenção. Fazer bilheteria em cima da ofensa, mas no fundo, foi feito muito barulho por nada. A verdade é uma só, Turistas é uma produção bem ruim, que tenta imitar Jogos Mortais e O Albergue (está mais para o último), abusa do excesso de sangue, da violência barata e sem sentido e no fim, só deixa o arrependimento para o seu espectador.

Já escrevi neste blog, em outro post, que sou fã de filmes de terror que assustam, pela sua capacidade de criar elementos que envolvam seu espectador e o façam vibrar a cada cena. As produções atuais não se prestam muito nesse sentido. É mais fácil apresentar a dor, a situação masoquista (não sei nem se é correto usar a palavra nesse sentido) de causar sofrimento, e formas de cortar, serrar, desatarrachar, arrancar, destrinchar, e muito mais, cada partezinha do corpo de outro ser humano. Tudo acaba em sangue, muito sangue, e alguém dividido em muitos pedaços.

Turistas segue essa linha. Tudo é sofrimento e dor. Com um elenco muitíssimo limitado, e mesmo com toda a violência, consegue fazer dormir. Cenas escuras, tomadas de provocar enjoô e excessos desnecessários. Na verdade, o filme não tem nenhuma intenção de entreter, mas sim provocar um desconforto muito grande em seu espectador.

O filme conta que grupo de estrangeiros sofre acidente de ônibus e se perde em uma remota floresta brasileira. O local é visto como o paraíso, onde os jovens jogam futebol, dançam com mulatas e bebem caipirinha. Após uma festa, acordam atordoados em uma praia e percebem que foram roubados. A partir daí, eles se encontram perdidos em uma casa estranha, onde seus piores pesadelos acontecem.

Não é um tipo de filme fácil. Ele é dirigido a um tipo específico de público, que gosta de admirar a dor alheia e encarar isso como entretenimento. Particularmente, não consigo encarar isso durante duas horas e achar normal, mesmo que seja apenas em um filme sem valor. Turistas é um filme que abusa desse elemento, e não oferece nada mais. O elenco é extremamente limitado, a direção é bagunçada, e até mesmo o argumento do roteiro pode ser questionável. Enfim, mais um daqueles filmes que assusta pelo excesso de sangue, e não pela inteligência do seu roteiro, ou pela força de seus personagens. Se não faz seu estilo, passe longe.

FICHA TÉCNICA
Diretor: John Stockwell
Elenco: Josh Duhamel, Melissa George, Olivia Wilde, Desmond Askew, Beau Garrett, Max Brown.
Produção: Marc Butan, Scott Steindorff, John Stockwell, Bo Zenga
Roteiro: Michael Ross
Fotografia: Enrique Chediak
Trilha Sonora: Paul Haslinger
Duração: 94 min.
Ano: 2006
País: EUA
Gênero: Terror
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: 2929 Productions
Classificação: 18 anos

Nenhum comentário: