quarta-feira, 14 de março de 2012

Jane Eyre



Acho que já assisti uns quatro ou cinco tipos de versões de Jane Eyre, a maioria deles muito forte, passional, com personagens fortes e uma trama pesada. Tudo isso no sentido emocional. Um amor muito latente, o desejo, o envolvimento, e o fim, sempre trágico. Dessa vez Jane Eyre sai um pouco disso. Ainda é um filme envolvente, mas muito menos que suas outras adaptações.

Além da bela interpretação de Mia Wasikowska, o filme ainda conta com Michael Fassbender em seu elenco. São os dois que garantem toda a ação da trama. A produção ainda abusa das belas locações da velha Bretanha, com seus castelos, florestas e campos verdes e que aparentam não ter fim.

Mas é em seu roteiro que o filme garante todo o seu destaque. Apesar do ritmo lento, a produção não é cansativa. Segue uma trama bem costurada, apesar de confundir algumas vezes com suas idas e vindas no tempo.

No filme, Jane Eyre é uma garota que sofre com a sua família desde a infância. é mandada para um internato que pretende corrigi-la, e lá também padece com as regras que deve seguir. Já adulta, sai do colégio e encontra um emprego que mudaria sua vida. Acaba protegida por seu patrão, apaixona-se, e então descobre que ele esconde um terrível segredo.

É uma produção bastante interessante. Não supera as outras versões de Jane Eyre, mas ainda assim é um belo drama. Personagens fortes, belas locações, e um roteiro bem construído. Um filme sob medida para quem busca algo mais forte.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Cary Fukunaga
Elenco: Mia Wasikowska, Jamie Bell, Su Elliot, Holliday Grainger, Tamzin Merchant, Amelia Clarkson, Craig Roberts, Sally Hawkins, Lizzie Hopley, Jayne Wisener, Freya Wilson, Emily Haigh, Judi Dench, Michael Fassbender
Produção: Alison Owen, Paul Trijbits, Faye Ward, Mairi Bett
Roteiro: Moira Buffini, baseada em obra de Charlotte Brontë
Fotografia: Adriano Goldman
Trilha Sonora: Dario Marianelli
Duração: 120 min.
Ano: 2011
País: Reino Unido/ EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Focus Features / BBC Films / Ruby Films

Nenhum comentário: