quarta-feira, 28 de março de 2012

A casa amaldiçoada



Ah, o velho terror. Aquele que não abusa do sangue, nem das degolas, nem da tortura ou de amputações desnecessárias. Ele assusta usando elementos da imaginação do espectador. Naquelas horas que você tem certeza que vai acontecer alguma coisa que irá assustá-lo, mas mesmo assim, quando um pássaro voa, uma porta bate ou alguém toca o ombro da protagonista, você dá um pulo no sofá. Esse é o estilo de A casa amaldiçoada. Um filme de suspense, metido a terror, mas que agrada do começo ao fim.

Tudo bem, você vai falar que o filme é previsível, que é levinho demais, que existem outros filmes de terror que assustam muito mais. Em parte, tudo isso é verdade. A história é mesmo bastante previsível, mas garante boas doses de entretenimento. Com uma quantidade razoável de estrelas em seu elenco, que conta com Liam Neeson, Catherine Zeta-Jones, Lili Taylor e Owen Wilson, o filme tem aquela atmosfera de filme de terror que agrada, mesmo que esse não seja o seu estilo preferido.

E acho que é justamente essa atmosfera, criada com uma alta qualidade, graças à locação e à excelente fotografia, que criam um ambiente favorável ao susto. Importante salientar que, apesar dos nomes conhecidos no elenco, eles pouco interferem no resultado final.

No filme, o Dr. David Marrow (Liam Neeson) convida três pessoas (Catherine Zeta-Jones, Lili Taylor e Owen C. Wilson) para um estudo sobre insônia, que se dará numa grande mansão centenária. Mas na verdade a intenção do médico é estudar o medo das pessoas. A casa é cercada de lendas sobre fantasmas e logo estranhos fenômenos começam a acontecer. Os três pacientes descobrirão sobre as assombrações e segredos da mansão.

É o tipo de produção que se destaca por seu jeito mais conservador, se é que posso denominar assim. Sem excessos, sem sangue, sem membros cortados a sangue frio, o filme tem uma história previsível, mas ainda assim atraente. Um elenco que funciona bem dentro da trama, sem interferir no curso da história. Um filme de terror do jeito que deve ser, assustador, sem ser nojento e violento. Boa pedida pra quem gosta ou não do estilo.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Jan de Bont
Elenco: Liam Neeson, Catherine Zeta-Jones, Lili Taylor, Owen Wilson, Bruce Dern, Marian Seldes, Alix Koromzay, Todd Field, Virginia Madsen.
Produção: Susan Arnold, Donna Arkoff Roth, Colin Wilson
Roteiro: David Self
Fotografia: Karl Walter Lindenlaub
Trilha Sonora: Jerry Goldsmith
Duração: 112 min.
Ano: 1999
País: EUA
Gênero: Terror
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: DreamWorks SKG
Classificação: 12 anos

Nenhum comentário: