segunda-feira, 19 de março de 2012

Across the Universe



Não me vejo como um fã de Beatles, e os filmes musicais costumam ser cansativos e complexos demais. Não pela sua apresentação, mas por querer justificar uma história por meio de músicas que, em alguns casos, são uma história à parte, ou não encaixam com perfeição nos moldes do filme.

Acontece que no caso de Across the Universe tudo isso se apresenta de uma maneira diferente. O filme é esplêndido, com uma seleção musical, baseada somente nos clássicos mais importantes da carreira dos Beatles, fora de série. A parte técnica é um caso à parte. Fotografia impecável. Excelente seleção de elenco, que cantou de verdade todas as músicas. E o ritmo do filme, para um musical, simplesmente perfeito.

São muitos destaques. O filme surpreende de verdade. Para os fãs do grupo, é uma pedida certa. As versões das músicas ficaram impecáveis. A versão de Let it be é de outro planeta. De arrepiar de verdade.

E o mais impressionante é que conseguiram, de fato, criar uma história inteligente que acompanha a seleção musical. Nada de pasusas sem sentido, com detalhes desnecessários. Um roteiro muito bem construído. Inteligente, coeso, emocionante, que provoca a reflexão e atrai a atenção do espectador. Difícil se cansar. Você quer saber o que vem a seguir, e quando chega, é ainda mais delicioso.

No filme, Jude (Jim Sturgess) viaja na década de 60 pela América à procura de seu desconhecido pai e acaba se apaixonando por Lucy (Evan Rachel Wood). Quando o irmão de Lucy, Max (Joe Anderson), é chamado para lutar na Guerra do Vietnã, eles se envolvem em campanhas pela paz. Tudo isso tendo como pano de fundo a revolução social dos anos 60 e a explosão musical dos Beatles.

Uma produção fantástica, mesmo para quem não curte o estilo musical. Para os fãs de Beatles, pedida certa, para os não tão fãs assim, também. O filme é muito bem construído, com uma história agradável e inteligente, belas versões das músicas do grupo, e uma qualidade cenográfica simplesmente divina. Ótima qualidade de foto, ótima seleção de luzes e de locações. Simplesmente impecável, atraente e emocionante. Classe A!!!!! Para assistir e repetir.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Julie Taymor
Elenco: Evan Rachel Wood, Jim Sturgess, Joe Anderson, Dana Fuchs, Martin Luther, T.V. Carpio, Spencer Liff, Lisa Hogg
Produção: Matthew Gross, Jennifer Todd, Suzanne Todd
Roteiro: Dick Clement, Ian La Frenais, Julie Taymor, Dick Clement, Ian La Frenais
Fotografia: Bruno Delbonnel
Trilha Sonora: Elliot Goldenthal
Duração: 133 min.
Ano: 2007
País: EUA
Gênero: Musical
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Revolution Studios
Classificação: 10 anos

Nenhum comentário: