quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Super 8



Uma ficção científica interessante e, que me perdoem os fãs de Steven Spielberg, nada mais. Após acompanhar com grande entusiasmo e mistério o lançamento de Super 8, acredito que o resultado seja somente razoável. Como muitas pessoas com quem conversei, e que eu devo concordar, disseram, uma mistura de E.T. com os Goonies, só que inferior.

É muito infantil para ser assustador. Não que essa seja a intenção. Acredito que não seja. Mas, ao mesmo tempo, apesar de sabermos que as crianças hoje em dia sejam muito mais independentes, mesmo não se tratando de uma ocorrência atual (o filme se passa em 1979), fica difícil acreditar que as crianças sejam tão autônomas, principalmente por se tratar de uma cidade pequena, do interior dos EUA.

Mesmo os efeitos especiais, embora sejam interessantes, nada fora do comum. Chegam a dar uma boa animada geral na produção, mas nada muito além disso. E por se tratar de um filme de Steven Spielberg, poderia ser esperado muito mais.

O elenco não deixa a desejar. A criançada é esforçada e sabe trabalhar junto. Destaque para o gorducho mandão, muitíssimo parecido com um dos personagens de os Goonies, e para a pequena Elle Fanning, que já se destaca como uma grande atriz mirim e, em breve, deve seguir o caminho da sua irmã, Dakota Fanning.

O filme conta que no verão de 1979, um grupo de crianças em uma pequena cidade de Ohio presencia uma catastrófica colisão de trens enquanto realizavam um filme com a câmera Super-8 e logo eles desconfiam que aquele não foi um acidente. Pouco tempo depois, estranhos desaparecimentos e eventos inexplicáveis começam a acontecer na cidade, e o agente da lei tenta descobrir a verdade – algo mais assustador do que eles poderiam imaginar está acontecendo na pequena cidade e irá mudar as suas vidas.

Uma produção curiosa, interessante, que pode agradar os fãs de ficção científica, mas que não é dirigido exclusivamente a eles. É um filme agradável, que cumpore seu papel e garante entretenimento de bom nível. Não chega a ser um filme fantástico, e muitos podem não gostar do seu enredo superficial. Bons efeitos e um elenco infantil de qualidade fecham o longa com chave de ouro. É um filme sem compromisso... nem excelente, nem horroroso.

FICHA TÉCNICA
Diretor: J.J. Abrams
Elenco: Elle Fanning, Amanda Michalka, Kyle Chandler, Ron Eldard, Noah Emmerich, Joe Courtney, Ryan Lee, Gabriel Basso, Zach Mills
Produção: J.J. Abrams, Bryan Burk, Steven Spielberg
Roteiro: J.J. Abrams
Fotografia: Larry Fong
Trilha Sonora: Michael Giacchino
Duração: 112 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Ficção Científica
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Amblin Entertainment / Bad Robot / Paramount Pictures
Classificação: 12 anos

Nenhum comentário: