quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Rei Arthur



Esse filme acabou caindo no limbo, acredito que principalmente por não se caracterizar necessariamente como um blockbuster. É uma atualização ousada de uma história famosa e muito admirada, no entanto, não teve todo o aparato de propaganda que costuma acompanhar filmes que devem vender. Apesar disso, é um belo filme de ação, e que cumpre com louvor seu papel de entreter.

A história perde um pouco de sua força, pois o filme precisava de mais espaço para explicar seus muitos detalhes. Mais tempo. Menos fragmentos. É o tipo de filme que poderia ser dividido em duas ou três partes sem nenhum problema. Existem elementos suficientes para segurar, com qualidade, um longa desse tipo, em caso de divisões. Infelizmente não foi essa a opçãos dos produtores e do diretor, o que torna o filme acelerado em algumas passagens e até um pouco confuso.

A qualidade gráfica é excepcional. O tom meio sombrio, a boa seleção de cenas de ação, com belos efeitos, encantam. Belíssima fotografia, e um conjunto de cenários e paisagens deslumbrante. O elenco é esforçado e funciona bem. Clive Owen, Ioan Gruffudd, e Keira Knightley se destacam. Não são atuações magistrais, mas atendem bem à exigência de seus papeis. A trilha sonora faz jus à trama, e não deixa a tensão cair.

O filme conta a história do líder relutante, Arthur (Clive Owen), que quer apenas deixar a Grã-Bretanha e voltar para a pacífica e estável Roma. Antes que possa fazer isso, uma missão final o leva, juntamente aos Cavaleiros da Távola Redonda -- Lancelot (Ioan Gruffudd), Galahad (Hugh Dancy), Bors (Ray Winstone), Tristan (Mads Mikkelsen) e Gawain (Joel Edgerton) --, à conclusão de que, quando Roma cair, a Grã-Bretanha precisará de um líder. Sob a orientação de Merlin (Stephen Dillane), um antigo inimigo, e com a linda e corajosa Guinevere (Keira Knightley) a seu lado, Arthur terá de modificar o curso da história.

Uma boa produção, que garante entretenimento de qualidade. Bons elementos asseguram um produto final bastante razoável. O filme é um pouco acelerado, o que permite algumas lacunas, mas não deixa a desejar. É uma adaptação muito diferente do que costuma ser contado nas histórias do Rei Arthur. Boa pedida para quem procura uma boa opção em filmes de ação. Um ótimo filme para a sessão noturna da sexta ou do sabadão.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Antoine Fuqua
Elenco: Clive Owen, Stephen Dillane, Ioan Gruffudd, Ray Winstone, Keira Knightley, Ray Winstone.
Produção: Jerry Bruckheimer
Roteiro: David Franzoni, John Lee Hancock
Fotografia: Slavomir Idziak
Trilha Sonora: Hans Zimmer
Duração: 128 min.
Ano: 2004
País: EUA/ Irlanda
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Touchstone Pictures
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: