terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Logos de cinema

Vi esse especial no Portal Terra (http://www.terra.com.br/diversao/cinema/infograficos/logos-cinema/) e achei super legal. Decidi reproduzir aqui. Veja abaixo a história dos logos dos principais estúdios de cinema.

Twentieth Century-Fox


O logotipo original da Twentieth Century Pictures foi criado em 1933 pelo famoso artista Emil Kosa Jr.

Em 1935, Twentieth Century Pictures e a Fox Film Company (na época, principalmente uma empresa de teatro) se fundiram para criar a Twentieth Century-Fox Film Corporation - que mais tarde perdeu o hífen.

O logotipo original da Twentieth Century Pictures foi criado em 1933 pelo famoso artista Emil Kosa Jr. Depois da fusão, Kosa simplesmente substituiu 'Pictures, Inc.' por 'Fox' para fazer o logotipo atual. Kosa também era famoso por sua pintura fosca da Estátua da Liberdade em ruínas no final de filmes como Planeta dos Macacos (1968), e outros.

Columbia

Logo da Columbia Pictures usado de 1934 a 1939




Logo da Columbia Pictures usado a partir de 1939


Jenny Joseph quando posou para que Michael J. Deas a retratasse como a garota da Columbia

O logotipo do estúdio Columbia é a personificação feminina da América

A Columbia Pictures foi fundada em 1919 pelo irmãos Harry e Jack Cohn e por Joe Brandt como Cohn- Brandt-Cohn Films Sales. Muitas das primeiras produções do estúdio eram de baixo orçamento, por isso foi apelidado de 'carne enlatada e repolho'. Em 1924, os irmãos Cohn irmãos compraram a parte de Brandt e renomearam o estúdio como Columbia Pictures Corporation, tentando a partir daí melhorar sua imagem e se desvincular dos apelidos maliciosos.

O logotipo do estúdio Columbia é a personificação feminina da América. Foi projetado em 1924 e a identidade da moça que segurava a tocha nunca foi conclusivamente determinada, embora muitas mulheres já tenham dito que a imagem era delas.

Em sua autobiografia de 1962, a atriz Bette Davis afirmou que a assistente de palco e atriz Claudia Dell era a modelo, enquanto que em 1987 a revista People informou que a modelo era a atriz britânica Amelia. Em 2001, o jornal Chicago Sun-Times disse que a moça era uma mulher local, que trabalhou como figurante na Columbia, chamada Jane Bartholomew.

O logotipo atual foi desenhado em 1993 por Michael J. Deas, que foi contratado pela Sony Pictures Entertainment para retornar a senhora ao seu look 'clássico'. Apesar dos rumores de que a atriz Annette Bening foi a modelo, na verdade a representação era de uma dona de casa de Louisiana, nos Estados Unidos, chamada Jenny Joseph. Ao invés de usar seu rosto, no entanto, Deas desenhou um rosto composto feito a partir de recursos gerados por diversos computadores.
Dreamworks

Para desenhar o logo da Dreamworks, o artista Robert Hunt se inspirou no próprio filho, Willian Hunt

Depois de retratar o próprio filho, Hunt seguiu as ideias de Spielberg e colocou o menino sentado na lua e pescando

Em 1994, o diretor Steven Spielberg, o presidente dos estúdios Disney Jeffrey Katzenberg e David Geffen, um produtor de discos, se reuniram para fundar um novo estúdio chamado DreamWorks.

Spielberg queria que o logotipo da DreamWorks fosse uma espécie de referência à era dourada de Hollywood. O logotipo era para ser uma imagem gerada por computador de um homem sentado na lua e pescando, mas o supervisor de Efeitos Visuais Dennis Muren da Industrial Light and Magic, que já trabalhou em muitos filmes de Spielberg, sugeriu que um logo pintado à mão pudesse parecer melhor. Spielberg, Katzenberg e Geffen concordaram e então Muren pediu para um amigo, o artista Robert Hunt, pintá-lo.

Junto com o desenho pedido, Hunt também enviou uma versão alternativa do logotipo, que era composta por um menino sentado em uma lua crescente e ainda assim pescando. A curiosidade é que Hunt retratou o próprio filho, William, no desenho. Spielberg achou essa versão melhor e o grupo tinha então o a marca registrada de seu novo estúdio.

Outro ponto interessante é que a sigla SKG, que fica abaixo do nome Dreamworks, é nada mais do que as iniciais de Spielberg, Katzenberg e Geffen.

MGM

Slats, o primeiro leão usado no logo da Goldwin Pictures, de 1916 a 1924

Depois que a Goldwin Pictures se fundiu com a Metro Pictures Corporation e Louis B. Mayer Pictures, formando assim a MGM, a empresa continuou com o leão Slats, de 1924 a 1928, mas seu logo oficial era em preto e branco

Jackie, o segundo leão, foi o primeiro a ter o som de seu rugido reproduzido e também o primeiro a aparecer em cores. Ele apareceu de 1928 a 1956

Tanner, o terceiro leão representante da marca, é dito como o mais famoso. Em sua época, de 1934 a 1956, Jackie ainda era usado para a abertura de filmes em preto e branco

De 1956 a 1958 a MGM utilizou um leão sem nome

De 1957 aos dias atuais, o leão representante da MGM é Leo


Atual logo da MGM, cujo slogan é "Mais estrelas do que as que estão no céu", uma referência aos artistas que tinham contrato com a empresa na década de 30
Em 1924, o estúdio do publicitário Howard Dietz desenhou o 'Leo, o Leão', logo que representava a Samuel Goldwyn Goldwyn Corporation. Para tal, ele se baseou na equipe esportiva para a qual torcia quando estudou na Universidade de Columbia, o Lions. Também foi Dietz que escolheu o lema da empresa: “Ars Gratia Ars”, que significa “Arte pela Arte”.

Quando a Goldwyn Pictures se fundiu com a Metro Pictures Corporation e Louis B. Mayer Pictures, a recém-formada MGM manteve a marca.

Desde então, cinco leões fizeram o papel de Leo. O primeiro foi Slats, que enfeitou as aberturas dos filmes mudos da MGM de 1924 a 1928. O leão seguinte, Jackie, foi o primeiro leão da MGM a ter seu rugido ouvido pelo público. Embora os filmes ainda fossem mudos, a sequência de Jackie rosnando era jogada sobre o fonógrafo assim que o logotipo aparecia na tela. Jackie também foi o primeiro leão a aparecer em cor, em 1932.

Nesta época Dietz criou um segundo slogan: 'More Stars than there are in heaven' (“Mais estrelas do que as que estão no céu”), em referência ao grande números de estrelas de cinema que tinham contrato com o estúdio na década de 30.

O terceiro leão foi Tanner, embora na época Jackie ainda fosse usado simultaneamente para filmes em preto e branco da MGM. Depois de um breve uso de um leão sem nome, a MGM apareceu com Leo, que o estúdio vem utilizando desde 1957.

Paramount


Logo Majestic Mountain, usado de 1914 a 1952

Logo Twisted Mountain, usado de 1952 a 1954

Logo Vista Vision Mountain, usado de 1954 a 1967

Logo Majestic Mountain, usado de 1968 a 1975

Logo Blue Mountain, usado de 1975 a 1987

Logo CGI Mountain, usado de 1987 a 2002



Logo Ultra Majestic Mountain, usado de 2002 aos dias atuais




Atualmente com 22 estrelas, duas a menos do que o original, não há informações sobre esta mudança no logo da Paramount


A Paramount Pictures Corporation foi fundada em 1912 como Players Film, por Adolph Zukor e os magnatas teatro, os irmãos Frohman, Daniel e Charles.

O logotipo Paramount 'Majestic Mountain' foi primeiramente desenhado por W.W. Hodkinson durante uma reunião com Zukor, inspirado na montanha Bem Lomond, que lembrava sua infância em Utah, Estados Unidos. Mais tarde, o desenho passou a representar a montanha Artesonraju, que fica no Peru, especula-se que mais pelo seu formato do que por outro motivo qualquer.

O desenho original tinha 24 estrelas, que simbolizavam então as 24 celebridades contratadas da Paramount. Atualmente são 22 estrelas, mas não há informações sobre o motivo da redução. A pintura fosca original também foi substituída por uma montanha gerada por computador.

Warner


Logo Brain Shield, usado de 1923 a 1929

Logo Vitaphone Shield, usado de 1929 a 1936

Logo Zooming Shield, usado de 1936 a 1937

Logo WB Shield, usado de 1927 a 1948

Logo Classic Shield, usado de 1948 a 1967

Logo WB-7, usado de 1967 a 1970

Logo The Kinney Shield, usado de 1970 a 1972

Logo WCI Shield, usado em 1972

Logo The Big W, usado de 1972 a 1984

Logo The Shield Returns, usado de 1984 a 1998

Logo CGI Shield, de 1998 aos dias atuais

A Warner Bros foi fundada por quatro irmãos judeus que emigraram da Polônia: Harry, Albert, Sam e Jack Warner


A Warner Bros foi fundada por quatro irmãos judeus que emigraram da Polônia: Harry, Albert, Sam e Jack Warner. Na verdade, esses não são seus nomes de nascença. Harry nasceu Hirsz, Albert era Aaron, Sam era Szmul, e Jack era Itzhak. Seu sobrenome original também é desconhecido, algumas fontes apontam para Wonsal, Wonskolaser ou mesmo Eichelbaum, antes de ter sido alterado para Warner.

No início, a Warner Bros teve dificuldade em atrair talentos renomados no mundo do cinema. Em 1925, a pedido de Sam, a empresa fez os primeiros longas com fala. Quando soube da ideia de Sam, Harry disse a famosa frase: 'quem se interessaria em ouvir os atores falar?'. Depois dessa inovação, tudo se desenrolou para a Warner, que acabou se tornando uma das empresas mais famosas no mundo do cinema.

Nenhum comentário: