sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Gnomeu e Julieta



Confesso que quando vi o trailer achei o filme meio bobo, talvez parecido com Deu a Louca na Chapéuzinho Vermelho, ou até pior. Não entusiasmei. Mas após algum esforço, criei coragem e enfrentei a produção de quase duas horas de duração. Após muitas passagens e boas doses de risadas preciso dizer que estava completamente enganado. Gnomeu e Julieta é uma produção divertida e de ótima qualidade.

Para ser sincero, em alguns momentos lembrei de Toy Story, com sua simplicidade, mas inteligência e ótimo aproveitamento dos seus personagens. Não é o tipo de filme que abusa dos efeitos visuais deslumbrantes, daqueles que beiram o realismo, mas nem precisa. É o lado colorido que mais chama a atenção. A distinção do vermelho e do azul, para delimitar a diferença entre as duas famílias da história de Shakespeare é fantástica. Funciona muito bem, ainda mais colocando os dois grupos em quintais vizinhos, e também associando à comum briga entre vizinhos.

Os personagens são um caso à parte. Mesmo se ignorarmos os protagonistas, Gnomeu e Julieta, que já seguram bem a produção por conta, a seleção de personagens complementar é pra lá de hilária. Destaque para a sapa que faz o estilo dama de honra de Julieta, ou o cogumelo metido a cachorro de Gnomeu. Todos combinam perfeitamente e enriquecem a história.

Detalhes não faltam, e o filme é muito inteligente. Algumas passagens podem ser mais previsíveis que outras, mas já estamos acostumados a isso no cinema. Importante destacar que isso não reduz a qualidade do filme. Ainda assim o resultado final é surpreendente. A trilha sonora, com músicas de Elton John, anima ainda mais a coisa toda. O cantor até ganhou um gnomo que o representa no filme.

O filme traz o romance entre o jardineiro gnomo Gnomeu e a jovem Julieta. O casal enfrenta muitos obstáculos para concretizar seu amor: o principal deles é que a moça é da família Capuleto, enquanto o rapaz pertence aos Montecchio, eternos rivais. Com humor, os dois gnomos de jardim vão enfrentar tanto a oposição da família quanto os perigos do mundo dos humanos.

Muito colorido, com personagens fortes e que combinam perfeitamente à trama, o filme garante boas risadas e diverte os públicos infantil e adulto. A seleção musical (ou adaptações) funciona muito bem, e a produção agrada do começo ao fim. Grande pedida para quem busca uma animação inteligente, baseada em um roteiro que, de tão bem construído faz o tempo passar sem que se perceba. Imperdível para quem procura diversão de alta qualidade.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Kelly Asbury
Elenco: Vozes originais de Jason Statham, James McAvoy, Emily Blunt, Michael Caine, Maggie Smith, Patrick Stewart, Julie Walters, Stephen Merchant, Matt Lucas. Na versão brasileira: Daniel Oliveira, Vanessa Giácomo, Ingrid Guimarães.
Produção: Baker Bloodworth, David Furnish, Steve Hamilton Shaw
Roteiro: Rob Sprackling, John R. Smith, Andy Riley, Kevin Cecil, Kelly Asbury, Steve Hamilton Shaw, MArk Burton, Emily Cook, Kathy Greenberg, baseado na peça de William Shakespeare
Fotografia: - Animação -
Trilha Sonora: James Newton Howard, Chris Bacon, Elton John
Ano: 2011
País: EUA/ Reino Unido
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Rocket Pictures / Touchstone Pictures / Miramax Films / Starz Animation / Arc Productions
Classificação: Livre

Nenhum comentário: