terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Bravura Indômita



Bravura Indômita é um remake do filme de mesmo nome de 1969. A diferença básica entre os dois? Em 1969 o filme tinha John Wayne como seu protagonista. Ator que se destacou por papéis em filmes desse gênero. Independente de comparações, a nova versão não fica atrás na questão da qualidade. É uma bela produção e entrega ao espectador tudo o que promete. Boa dose de entretenimento em um gênero do cinema que mostra ainda ser possível apelar para os clássicos e alcançar o sucesso nas bilheterias.

Falar em gênero clássico, dois dias após a premiação do Oscar pode parecer irônico, uma vez que dois filmes que homenageiam as origens do cinema foram os maiores vencedores do prêmio, mas acredito que os estúdios têm buscado essa redenção no passado, como se quisessem retomar a sua época áurea. Também existe aquele detalhe de ser mais válido investir em uma remontagem ou regravação de sucesso, ao invés de arriscar com roteiros originais que podem não causar o mesmo impacto.

Independente desses detalhes, Bravura Indômita mostra que o estilo faroeste ainda tem força e pode vender boas histórias. Também não é o caso de ser uma trama fantástica. Existem momentos bastante previsíveis, mas a direção (irmãos Coen) consegue ditar um bom ritmo e a produção não perde velocidade, não tem momentos chatos ou cansativos, e segue em um ritmo agradável. A fotografia do filme é muito bonita. Belas paisagens enchem a tela e os olhos dos espectadores.

O elenco é um caso à parte. Matt Damon, Josh Brolin (este apenas nos poucos instantes que registram suas passagens), Jeff Bridges, e Hailee Steinfeld seguram com maestria a trama. Bridges mais uma vez se destaca e mostra que é mesmo um excelente ator. Muito se falou de Hailee Steinfeld, a garota de 14 anos, uma das protagonistas do filme, que tem em suas falas a perspicácia de um adulto experiente, mas que conduz com inteligência, e em alguns momentos até de forma divertida, seu personagem. Independente da história de fundo, a caracterização dos personagens por si só, garante um destaque especial ao filme.

O filme conta que após a morte do pai, a jovem Mattie Ross (Hailee Steinfeld) contrata, por cem dólares, o xerife "Rooster" Cogburn (Jeff Bridges) para caçar e capturar o assassino. Ela exige fazer parte desta jornada para ter certeza que seu objetivo será alcançado.

Trata-se de uma produção bem dirigida, inteligente e com algumas tiradas divertidas, que garantem boa qualidade de entretenimento. O elenco é muito bom e cria um bom conjunto, dando força aos personagens e à história. Existem alguns momentos previsíveis, e alguns com cara de faroeste (revólveres cujas balas nunca acabam, tiroteios em que ninguém acerta ninguém, o mocinho que leva muitos tiros mas se mantém firme e forte, e os duelos que marcam a superioridade do inimigo, mas que nem assim conseguem tirar vantagem disso), mas tudo isso só recheia ainda mais este belo filme. É uma boa pedida para quem gosta de um filme de ação. O filme tem a dose certa para satisfazer todos os estilos de audiência.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Ethan Coen, Joel Coen
Elenco: Matt Damon, Josh Brolin, Jeff Bridges, Barry Pepper, Domhnall Gleeson, Hailee Steinfeld, Elizabeth Marvel, Ed Corbin, Nicholas Sadler, Dakin Matthews, Paul Rae, Joe Stevens
Produção: Ethan Coen, Joel Coen, Scott Rudin
Roteiro: Charles Portis, Joel Coen, Ethan Coen
Fotografia: Roger Deakins
Trilha Sonora: Carter Burwell
Duração: 110 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Scott Rudin Productions / Paramount Pictures / Skydance Productions / Mike Zoss Productions
Classificação: 16 anos

Nenhum comentário: