quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

As aventuras de Tintin: O segredo do Licorne



A animação As aventuras de Tintin: O segredo do Licorne é uma daquelas produções impressionantes. Um filme excelente em muitos aspectos. Pra começar, a união de Steven Spielberg e Peter Jackson consegue um resultado visual impressionante. Tudo no filme ultrapassa a barreira comum da animação. Os detalhes são excepcionais. A qualidade gráfica impressionante.

Pode ser somado a isso o carisma natural do personagem Tintin (em português muitas vezes se vê Tintim, como no próprio cartaz do filme), seu cãozinho Milu, o hilário capitão Haddock, e até mesmo os atrapalhados Dupond e Dupont. Talvez o espectador sinta falta da sagacidade e tiradas mais inteligentes dos quadrinhos ou mesmo da série de desenhos, mas ainda assim o filme está além do que é normalmente visto em uma animação.

A qualidade sonora também é maravilhosa. O áudio combina é usado com maestria e funciona muito bem com todas as sequências. Difícil mesmo é não comparar algumas passagens com Indiana Jones. Nesse caso, Tintim passou de repórter investigador para aventureiro. Não que antes ele também não participasse de aventuras incríveis mas, como escrevi anteriormente, agora parece muito mais um caçador de aventuras a um decifrador de enigmas.

No filme, Tintin (Jamie Bell), um jovem jornalista que viaja pelo mundo com seu inseparável cão Milu, compra um galeão antigo. Porém, o navio é logo roubado. Pouco tempo depois, descobre-se que nele havia parte de um mapa de um tesouro, fazendo com que Tintin e seus amigos ingressem em uma jornada à sua procura.

Não é o tipo de animação como Madagaskar, Shrek, Toy Story, ou assemelhados. Aqui a ideia é a de atrair os fãs da série e do personagem Tintin. Mesmo assim, não é um filme ruim, como alguns críticos apontaram. A parte de áudio e vídeo está excelente. Difícil não se encantar com a qualidade das tomadas, dos detalhes dos personagens, e dos seus movimentos. O roteiro poderia resgatar algumas outras características do original, no entanto, é capaz de satisfazer o espectador com altíssimas doses de ação e boas passagens de humor. Para assistir, repetir, e aguardar com ansiedade a provável sequência.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Vozes na versão original de: Daniel Craig, Simon Pegg, Jamie Bell, Andy Serkis, Cary Elwes, Toby Jones, Nick Frost, Tony Curran, Sebastian Roché, Mackenzie Crook
Produção: Peter Jackson, Kathleen Kennedy, Steven Spielberg
Roteiro: Steven Moffat, Edgar Wright, Joe Cornish, baseado na obra de Hergé
Fotografia: Janusz Kaminski
Trilha Sonora: John Williams
Duração: 108 min.
Ano: 2011
País: EUA/ Nova Zelândia
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Amblin Entertainment / The Kennedy/Marshall Company / WingNut Films / Columbia Pictures / Paramount Pictures / Nickelodeon Movies / Hemisphere Media Capital
Classificação: Livre

Nenhum comentário: