terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O Quebra-Nozes - A história que ninguém contou



O Quebra-Nozes é um clássico da literatura, que fez ainda mais sucesso quando foi adaptado a uma peça de ballet, que ficou famosíssima, e de uns tempos pra cá, faz parte dos roteiros de muitos desenhos e alguns filmes. Dentre esses roteiros, essa produção de 2011 é a que mais se destaca, quer seja pela qualidde do roteiro, pelo seu elenco, pelo cuidado com a fotografia, ou mesmo pelos efeitos visuais.

O filme, em alguns momentos, apresenta elementos de outras histórias clássicas. Não espante quando você se perguntar se o filme é o Quebra-Nozes ou Alice no País das Maravilhas, ou Peter Pan, ou a Bela e a Fera. A diferença é sutil, mas você com certeza terá a impressão de passar por alguns deles.

O elenco tem a estrela mirim Elle Fanning, que desenvolve bem seu papel e divide os holofotes com Charlie Rowe. Ao mesmo tempo, John Turturro, Richard E. Grant, e Nathan Lane, excelentes e experientes atores, completam e recheiam o filme com suas brilhantes atuações.

Efeitos visuais e qualidade de imagem também são destaques. A produção tem bons momentos de ação, e ganha ainda mais valor com as belas cenas e os belos efeitos especiais, como a cena da dança das estrelas no topo da árvore de Natal.

O filme conta o tedioso Natal de Mary, uma menina austríaca de nove anos, está prestes a mudar. A chegada do seu querido tio Albert e de um presente de Natal encantado, um boneco quebra-nozes encantado, irá encher a noite mais especial do ano com muita emoção e aventura. Na noite de Natal, o novo amigo de Mary, o boneco quebra-nozes ou simplesmente NC ganha vida e a leva numa maravilhosa viagem ao mundo mágico de fadas, doces e outros brinquedos de Natal cheio de vida. No entanto, Mary logo percebe que esse reino fantástico está correndo perigo de ser conquistado pelo malvado rei Rato e sua horrenda mãe. Quando NC é feito refém, Mary, juntamente com seus novos brinquedos deve descobrir o segredo do rei Rato para resgatar seu amigo e salvar o reino.

Um filme colorido, com um elenco de primeira linha, roteiro manjado, mas ainda assim, de ótimo nível, excelentes efeitos especiais, e belas imagens. Uma produção que deve agradar os baixinhos e os marmanjos. Não tem o ritmo alucinante de um filme infantil, mas mesmo sendo mais lento, não chega a ser um problema. Ótima pedida para a matinê do sábado. Ou para a sessão da tarde das crianças, especialmente nessa época de férias.

Ficha Técnica:
Título Original: The Nutcracker: The Untold History
Diretor: Andrey Konchalovskiy
Gênero: Aventura
Ano de Lançamento: 2011
Elenco: Elle Fanning, Charlie Rowe, Shirley Henderson, Julia Vysotskaya, John Turturro, Frances de la Tour, Aaron Michael Drozin, Richard E. Grant, Nathan Lane

Nenhum comentário: