quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Batman Begins



Hoje, Batman é o meu filme favorito quando o assunto é super herói. Não só pelas diversas versões, mas pela força do personagem e seu apelo, muito mais verossímil (pero no mucho), principalmente se comparado a alguns heróis meio absurdos, como Hulk, por exemplo.

A verdade é que este recomeço muda o jeitão de Batman radicalmente. Ele abandona aquele jeitão infantil de seus antecessores, e assume a versão mais dark e violenta dos quadrinhos. O resultado surpreende, e o filme consegue se destacar positivamente em vários aspectos.

A parte visual é maravilhosa. Ótimas sequências, belíssimos efeitos especiais, e um aspecto mais escuro, mais sombrio. Muito com a cara do velho morcegão e da atmosfera que se quer criar para Gotham City (o jeitão de cidade abandonada, repleta de criminosos valentões, e cheia de sombras). Combinado ao visual, tem-se uma trilha sonora fora de série. Forte na medida certa, e que dita os rumos de toda a ação.

O elenco conta com estrelas de muita categoria, além de Christian Bale, a produção traz os brilhantes Michael Caine, Liam Neeson, Gary Oldman, Rutger Hauer, Ken Watanabe e Morgan Freeman. Todos eles são perfeitos em seus papeis e criam personagens com apelo suficiente para atrair a atenção do espectador. E Christian Bale ficou bem como Batman, embora eu achasse que ele não conseguiria combinar com o personagem.

A história é uma questão à parte. O filme assume uma postura mais adulta, mais violenta. Esqueça aqueles vilões com tiradas mais sarcásticas, mais bonzinhos. Exceto pelo começo lento, que explica a história da criação do super herói, e que deixa a trama mais longa e um pouco cansativa, o restante funciona muito bem. O roteiro é bem construído e não deixa ninguém dormir.

O filme se concentra na apresentação da origem do Batman. O assassinato dos pais, na época em que era ainda um garoto, provocou-lhe um desejo insaciável de vingança. Enquanto os fatos mais importantes de sua vida são relembrados, Batman tem de derrotar o rival (e ex-mestre) Ra's Al Ghul e livrar Gotham City de um chefão do crime.

Excelente filme em todos os sentidos. Boas doses de ação, com muita qualidade gráfica e uma trilha sonora de primeiríssima qualidade. Excelentes atores e personagens com força e inteligência. Uma excelente pedida para quem procura um filme repleto de ação e um roteiro bem distribuído. Para assistir e repetir, mesmo que você não seja fã do herói.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Michael Caine, Liam Neeson, Katie Holmes, Gary Oldman, Cillian Murphy, Tom Wilkinson, Rutger Hauer, Ken Watanabe, Morgan Freeman.
Produção: Emma Thomas
Roteiro: David S. Goyer, Christopher Nolan, Bob Kane
Fotografia: Wally Pfister
Trilha Sonora: David Julyan
Duração: 139 min.
Ano: 2005
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Warner Bros. / Di Bonaventura Pictures
Classificação: 10 anos

Nenhum comentário: