segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O Livro de Eli



Mais um belo filme protagonizado por Denzel Washington. Inteligente, dinâmico, com boas doses de ação, bons efeitos, uma linda fotografia, e um roteiro surpreendente, que prende o espectador até o final e, mesmo assim, reserva uma surpresa incrível quando se acredita que nada mais pode acontecer.

O cenário apocalíptico é muito bem retratado nos diversos elementos do filme, desde as locações até as roupas. E é na fotografia, que o clima árido predominante na história fica ainda mais acentuado, com um efeito de cores maravilhoso. Impressionante as tomadas possíveis com esse recurso.

Ponto positivo também para a direção, que conseguiu fazer do menos, muito mais. Isso quer dizer que são poucos diálogos, poucos personagens, mas tudo muito bem costurado e com um resultado final que supera as expectativas. Apesar de algumas passagens mais silenciosas, o filme não tem nada de cansativo.

Isso fica claro nas cenas de ação. Lutas muito bem trabalhadas, sequências de perseguição e destruição. E o elenco também tem sua contribuição. Caras já manjadas (como o caso de Denzel e Gary Oldman), trabalhando muito bem com novos talentos.

No filme, Eli (Denzel Washington) é um guerreiro solitário que sobreviveu a um não muito distante futuro pós-apocalíptico. Sua missão é atravessar os EUA para conseguir passar adiante conhecimentos que podem ser a chave para a redenção do planeta, escritos em um misterioso livro.

O filme começa sem muitas explicações, e só melhora a cada passagem. Não existe muito tempo para pensar, e quando você percebe, o filme já acabou. De maneira surpreendente, elenco, direção, roteiro, absolutamente todos os elementos trabalham muito bem, e em plena sintonia, com um resultado magistral. Uma produção para quem busca entretenimento, inteligência, ação, e uma trama muito acima da média. Não faz o estilo vale a pena repetir até cansar, mas sem dúvidas, é um tremendo filme.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Albert e Allen Hugues
Elenco: Denzel Washington, Gary Oldman, Jennifer Beals, Mila Kunis, Ray Stevenson, Lora Martinez, Luis Bordonada, Tom Waits, Frances de la Tour
Produção: Broderick Johnson, Andrew A. Kosove, Denzel Washington, Joel Silver
Roteiro: Gary Whitta
Fotografia: Don Burgess
Trilha Sonora: Atticus Ross, Leopold Ross, Claudia Sarne
Duração: 118 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Suspense
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Classificação: 16 anos

Nenhum comentário: