terça-feira, 18 de outubro de 2011

A Casa Monstro



Quem disse que uma animação não pode dar sustos? Nada de animação infantil, A Casa Monstro é uma produção voltada ao público mais adulto, capaz de assustar mesmo os mais acostumados. Não que seja um filme de terror, mas dentro do universo de animações mais animadas, esse filme tem um lado mais obscuro, que procura entreter por meio de sustos.

O uso de uma tecnologia especial (Real D), que utiliza o movimento de atores reais para então serem animados, dá uma nova perspectiva, mas apesar de querer impressionar e causar um efeito natural, não tem um acabamento que o aproxime do real, e também fica meio longe da qualidade de outras animações. O resultado não é ruim, mas causa um estranhamento, principalmente nas características de alguns personagens.

Algumas cenas lembram, inclusive, outras de filmes reais. O resultado é muito bom, apesar de a história querer aplicar uma espécie de epílogo quando tudo parece ter terminado. Com isso o filme se alonga demais, dá voltas com explicações que o espectador não precisaria, e deixa algumas dúvidas no ar.

No filme, três crianças atravessam para o outro lado da rua para desvendarem um mistério e viverem a maior aventura de suas vidas. DJ, a criança do outro lado da rua, é quem tem o plano. Jenny, a novata, tem a inteligência e Bocão, o melhor amigo de DJ, não tem a menor idéia de nada.

Uma produção interessante, com personagens previsíveis, mas uma temática inovadora para uma animação. Boa pedida para quem curte uns sustos leves. A história poderia ser mais curta, e menos cansativa, mas isso não tira tantos pontos do filme. Não se trata de um filme fantástico, como podem ser outras animações, mas ainda assim é uma boa pedida.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Gil Kenan
Elenco: Mitchel Musso, Sam Lerner, Spencer Locke, Steve Buscemi, Nick Cannon, Matthew Fahey, Maggie Gyllenhaal, Kathleen Turner, Jason Lee.
Produção: Jack Rapke, Steve Starkey
Roteiro: Dan Harmon, Gil Kenan, Pamela Pettler, Rob Schrab
Fotografia: Paul C. Babin, Xavier Pérez Grobet
Duração: 90 min.
Ano: 2006
País: EUA
Gênero: Aventura
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Sony Pictures Animation / Amblin Entertainment
Classificação: Livre

Nenhum comentário: