segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Tron - O Legado



Acho que das pessoas que conheço, eu sou o único que deve ter gostado do filme Tron de 1982. Adorava aquelas cenas malucas das motos que se estropiavam em paredes que surgiam da "fumaça" do inimigo. E o filme, tirando esse detalhe técnico engraçadinho, nem era tão grande coisa. O mesmo acontece com a sua pseudo continuação. Tirando um detalhe gráfico mais eficiente aqui ou ali, o filme não acrescenta muita coisa. E para piorar, as fantásticas motos viraram mero detalhe na produção.

Creio que seja uma questão de trama, que vamos falar honestamente, não existe. A história é fraca, e sem elementos que a enriqueçam, só tende a piorar. Elementos gráficos e efeitos especiais ajudam. Mas em um filme sem cor, com elenco pequeno e personagens sem apelo, pouco podem fazer pela produção.

O resultado disso é um filme repetitivo, lento, chato, e que não consegue se destacar em quase nada. Claro, um efeito mais interessante sempre se destaca em algum ponto, mas nada que já não tenha sido utilizado em outras produções.

O filme conta que depois do desaparecimento de Kevin Flyyn (Jeff Bridges), seu filho Sam (Garret Hedlund) cresceu criado pelos avós e longe da empresa de tecnologia que havia herdado - tentando boicotá-la, liberando segredos da empresa para uso gratuito na internet. Certo dia, na sala onde Kevin costumava guardar videogames, Sam descobre uma passagem secreta que o leva ao mundo cibernético. Sam terá de travar lutas com programas de computação para garantir a própria sobrevivência e tentar encontrar seu pai.

Não é uma produção fantástica, em nada. Jeff Bridges, em seus dois papéis no filme não empolga. E essa bobagem de filho que segue o legado do pai é uma grande idiotice. As cenas de batalha ou luta são visualmente bonitas, mas totalmente previsíveis.

Enfim, se você já não gostava do primeiro, dificilmente se sentirá satisfeito com essa continuação. E se você não conhece ou conheceu a versão de 82, também não se empolgará com essa versão atualizada. O filme é fraco, sem sentido, lento, e desnecessário. Para os curiosos, vale a dica para assistirem de coração e mente abertos. Mesmo assim, o resultado poderá decepcionar.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Joseph Kosinski
Elenco: Michael Sheen, Jeff Bridges, Olivia Wilde, John Hurt, Garrett Hedlund, Serinda Swan, James Frain, Bruce Boxleitner.
Produção: Sean Bailey, Steven Lisberger, Jeffrey Silver
Roteiro: Edward Kitsis, Adam Horowitz
Fotografia: Claudio Miranda
Trilha Sonora: Daft Punk
Duração: 127 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Ficção Científica
Cor: Colorido
Distribuidora: Disney
Estúdio: Walt Disney
Classificação: 10 anos

Nenhum comentário: