sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Quase Irmãos



Típico filme com conteúdo humorístico voltado ao público americano. Daqueles que exigem do espectador certa insistência para se chegar ao fim. A dupla Will Ferrell e John C. Reilly já dividiu outros filmes, comédias, igualmente difíceis de emplacar. Até os considero atores bastante razoáveis. Reilly melhor em papéis ou filmes mais sérios e fortes. Ferrell nas suas comédias escrachadas e com o seu jeitão desengonçado. Mas, juntos, parecem não agradar.

A trama até tem uma sacada interessante, mas o filme cai nas velhas piadas, nos antigos trejeitos de pastelão, que antes de divertir acaba cansando seu espectador. Os elementos simplesmente não combinam. Quer seja pela seleção do elenco, que cria automaticamente uma barreira. Quer seja pela história já manjada e cheia de gargalos. Quer seja pela direção, que imagina que tudo é engraçado, ou não liga para a falta de graça do conjunto.

No filme, Brennan Huff (Will Ferrell) é um cara de 39 anos, esporadicamente empregado, que vive com sua mãe Nancy (Mary Steenburgen). Dale Doback (John C. Reilly) é um cara de 40 anos, terminantemente desempregado, que mora com seu pai Robert (Richard Jenkins). Quando Robert e Nancy se casam e vão morar juntos, Brennan e Dale são forçados a viver como meio-irmãos. À medida que o narcisismo e a absoluta preguiça ameaçam separar a "nova" família, estes dois meninos mimados, imaturos e de meia-idade resolvem elaborar um plano insano para reunir seus pais novamente. Para conseguir isso, eles precisam criar um improvável vínculo que talvez, mas só talvez, finalmente os colocará para fora de casa.

A trama pode até parecer interessante, mas depois da primeira impressão o que fica é aquela sensação de perda de tempo, em um filme que pouco acrescenta àqueles que buscam uma comédia que, de fato, faça rir.

Uma produção fraca, que tenta explorar o currículo de seu elenco, mas que esbarra na mesmice, no roteiro fraco, e na sensação que passa de tudo aquilo ter sido visto em outros tantos filmes, só que com muito mais qualidade. Um filme que promete graça, mas que não ultrapassa algumas poucas risadas amarelas, sendo que algumas delas são de desconforto, e não de diversão. Existem muitas boas opções em comédias, mas se você decidir arriscas, encare sem muitas expectativas.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Adam McKay
Elenco: Will Ferrell, John C. Reilly, Mary Steenburgen, Adam Scott, Kathryn Hahn, Andrea Savage.
Produção: Judd Apatow, Jimmy Miller
Roteiro: Adam McKay, Will Ferrell
Fotografia: Oliver Wood
Trilha Sonora: Jon Brion
Duração: 98 min.
Ano: 2008
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: