sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Escritor Fantasma



Uma bela produção, que prima por sua direção, fotografia, e roteiro. Um filme diferente, de fato, acima da média. Inteligente, dinâmico, e que prende seu espectador. Exige um pouco de atenção, e às vezes se prende a alguns diálogos mais extensos, mas nem por isso perde importantes pontos de qualidade. Embora na categoria drama, está mais para um suspense, ou thriller investigativo.

A direção de Roman Polanski é deliciosa. Valoriza as boas partes e torna a narrativa muito dinâmica. Mesmo com alguns diálogos mais ricos, o filme não perde velocidade, e a cada instante surge um novo elemento que inverte toda a história.

O elenco, com Ewan McGregor, Pierce Brosnan, Eli Wallach e Kim Cattrall se destaca. Papéis básicos, mas que se tornam especiais pelo empenho de seus atores. Isso dá um peso especial ao filme, e torna ainda mais agradável todo o processo.

A fotografia também é um diferencial, com belas passagens e locações. A trilha não deixa a desejar, fechando com chave de ouro a bela produção.

No filme, um ghostwriter (pessoa que escreve textos e livros que são assinados por outros), vivido por Ewan McGregor, é contratado para completar as memórias de Adam Lang (Pierce Brosnan), primeiro-ministro da Inglaterra. O personagem acaba descobrindo segredos sobre uma conspiração mundial que colocam a própria vida em perigo.

Uma produção inteligente, com qualidade no elenco, na direção, e no roteiro. Excelente pedida para quem procura um filme rico e muito agradável. Imperdível para quem curte o gênero e para quem procura qualidade. Vale assistir e repetir, com direito a gostinho de quero mais.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Roman Polanski
Elenco: Ewan McGregor, Pierce Brosnan, Eli Wallach, Kim Cattrall, Olivia Williams, Tom Wilkinson, James Belushi, Timothy Hutton, Jon Bernthal, Robert Pugh, Daphne Alexander, Jaymes Butler.
Produção: Robert Benmussa
Roteiro: Robert Harris, Roman Polanski
Fotografia: Pawel Edelman
Trilha Sonora: Alexandre Desplat
Duração: 128 min.
Ano: 2010
País: EUA/ Alemanha
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: France 2 Cinéma / RP Films / Elfte Babelsberg Film
Classificação: 12 anos

Nenhum comentário: