segunda-feira, 11 de julho de 2011

Hooligans



Lembrei desse filme ao vê-lo passando na TV a cabo no fim de semana. Não é uma produção para todos os estômagos. Tem cara de filme europeu, com aquela fotografia típica dos filmes ingleses e franceses, um elenco que funciona bem, e tem até duas estrelas (Elijah Wood e Claire Forlani), uma história funcional, mas a violência, não que não existam filmes piores, mas é um pouco forte.

Para quem curte porrada, nua e crua, vale cada segundo, mas pra quem curte uma ação, e até uma paulada, desde que justificada, o filme exagera. Na boa, filme de bater por bater, não é muito a minha praia, e eu já assisti muito filme forte de verdade (sem contar as tragédias metidas a terror), mas assistir um bando de malucos se matando por torcerem por uma determinada equipe em um esporte, ultrapassa o meu limite de tolerância.

As estrelas, Elijah e Claire, não são muito diferentes de seus papéis em seus outros trabalhos. Você até estranha ao ver "Frodo" dando uns sopapos em uns marmanjos, e o eterno jeito descolado e chorão de Claire, valem até um "de novo??? tem certeza???".

Enfim, o filme conta que depois de ser expulso da tradicional Universidade de Harvard, Matt (Elijah Wood) muda-se para Londres a fim de morar com sua irmã e o marido dela, Steve (Marc Warren), que apresenta o americano ao seu irmão mais jovem, Pete (Charlie Hunnam). Logo os dois encontram afinidades. Depois de se meter em uma briga, Mat descobre que Pete faz parte de um grupo de hooligans (violenta torcida organizada do futebol inglês). Sua primeira reação é não se envolver muito com a gangue, já que não concorda com a violência usada por seus membros, mas, aos poucos, o americano se envolve cada vez mais com a violenta atividade de seus amigos.

Não chega a ser uma produção ruim, mas é perceptível a falta de alguns elementos. Como um roteiro mais profundo, e que justifique, com elementos mais sérios, a pancadaria e a paixão doentia exibida pelos torcedores. Cito aqui, Gangues de Nova York, por exemplo, que embora abuse do sangue fácil e da violência explícita, tem uma história mais rica e dinâmica que, sem muito esforço, até justifica o exagero nas cenas de porrada.

Um filme sem muitos acréscimos, e cujo conteúdo depende de um esforço do espectador em assimilar que a violência se justifica por uma paixão, ou por um sentimento de vingança. Creio haverem filmes muito melhores e mais ricos nesses assuntos, mas enfim, para os fãs de Elijah, vale o esforço em ver o jovem ator em um papel bastante diferente daquele que se tornou um símbolo da sua carreira. Agora, se você não curte umas boas sequências de porrada, sem sentido algum, passe longe.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Lexi Alexander
Elenco: Elijah Wood, Charlie Hunnam, Claire Forlani, Marc Warren, Leo Gregory, Henry Goodman, Geoff Bell, Rafe Spall, Kieran Bew, Ross McCall, Francis Pope, Christopher Hehir.
Produção: Deborah Del Prete, Jon Favreau, Gigi Pritzker, Donald Zuckerman
Roteiro: Lexi Alexander, Dougie Brimson, Josh Shelov
Fotografia: Alexander Buono
Trilha Sonora: Christopher Franke, Ricky Hernandez, Dae Sik Kim
Duração: 109 min.
Ano: 2005
País: EUA/ Reino Unido
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida

Nenhum comentário: