sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Rede Social



A primeira sequência do filme já avisa o que espectador terá pela frente. Muita falação. Muitos diálogos afiados. Muita discussão. E, por fim, um filme comum, que apresenta um outro lado do mundo virtual, com suas vinganças e decisões equivocadas, mas que justificam o resultado final almejado: o sucesso.


Havia visto algumas críticas do filme, e agora, após assistí-lo, li algumas outras opiniões, e não sei se vi o mesmo filme que as outras pessoas. Na verdade, o filme é inteligente, com umas sacadas interessantes, que apresenta a dura vida do camarada que criou uma rede social, mas tirando o problema de aceitação do cara, e suas próprias dificuldades sociais, o filme não chega a ser uma produção fantástica.


Diálogos inteligentes e desafiadores, daqueles que não observam o respeito por quem está do outro lado. Se você acha que está certo, então vale uma resposta que lhe vier à cabeça. Essa é a base do filme. Ok, você precisa se defender do mundo cão que o cerca, mas às vezes as coisas não funcionam bem assim. Exceto no filme.


A produção conta como em uma noite de outono, em 2003, graduado em Harvard e gênio em programação de computadores, Mark Zuckerberg senta diante de seu computador e, acaloradamente, começa a trabalhar em uma nova ideia. No furor dos blogs e programação, o que começa em seu quarto logo se torna uma rede social global e uma revolução na comunicação: o Facebook. Em apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Mark Zuckerberg é o mais jovem bilionário da história... Mas, para este empresário, o sucesso traz complicações pessoais e legais.


O elenco funciona bem, com Jesse Eisenberg e até Justin Timberlake convencendo em seus papeis. Convivendo em uma relação de amor e ódio muito interessante, que até justificaria a comparação com a realidade... ao menos no mundo dos nerds.


No mais, é um filme cansativo, com uma bela fotografia, mas com suas limitações. Vale assistir, mas sem muitas expectativas. É uma produção interessante, mas que no fundo, não acrescenta muito ao espectador.


FICHA TÉCNICA
Diretor: David Fincher
Elenco: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Rashida Jones, Brenda Song, Justin Timberlake, John Getz, Dakota Johnson, Mark Saul, Brian Palermo.
Produção: Dana Brunetti, Ceán Chaffin, Michael De Luca, Scott Rudin
Roteiro: Aaron Sorkin, baseado no livro de Ben Mezrich
Fotografia: Jeff Cronenweth
Trilha Sonora: Trent Reznor, Atticus Ross
Duração: 117 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Michael De Luca Productions / Scott Rudin Productions / Trigger Street Productions
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: