segunda-feira, 30 de maio de 2011

Foras-da-Lei





Uma bela produção franco-argelina que apresenta de uma maneira muito particular a formação de três irmãos, desde a sua infância na Argélia, passando por uma revolução política no país (o movimento de independência) que mata o pai e as irmãs, quando um deles é preso, outro vai servir o exército, e o terceiro, com a mãe, se vêem obrigados a mudar para a França.


Novamente, em narrativas paralelas, é possível acompanhar o drama dos três irmãos. Até que acontece a reunião da família e, dessa vez, em terra distante, eles precisam retomar suas vidas. Só que os acontecimentos do passado formaram adultos que buscarão a vingança.


O elenco funciona muito bem. A narrativa alterna sua velocida em momentos de ação e outros que exigem uma atenção extra. A direção e a fotografia de excelente qualidade ilustram muito bem esse momento da história.


No filme, expulsos de suas terras na Argélia, três irmãos e sua mãe são obrigados a se separar. Messaoud (Roschdy Zem) alista-se como soldado na Indochina. Em Paris, Abdelkader (Sami Bouajila) lidera o movimento pela independência da Argélia, enquanto Said (Jamel Debbouze) faz fortuna nos cassinos e nos clubes de boxe de Pigalle. O destino deles, selado em torno do amor à mãe (Chafia Boudraa), se cruza com o de uma nação que luta pela liberdade.


É um filme bastante diferente dos padrões de drama ou ação estilo americano. Uma produção com uma mensagem que por vezes lembra casos recentes de revanchismo (como o caso entre EUA e Afeganistão), mas tem todo o peso da luta entre Argélia e França. Uma boa pedida para quem quer um filme mais intelectual, mas ainda assim com boas doses de ação.


FICHA TÉCNICA
Diretor: Rachid Bouchareb
Elenco: Jamel Debbouze, Roschdy Zem, Sami Bouajila, Chafia Boudraa, Bernard Blancan, Sabrina Seyvecou, Assaad Bouab, Thibault de Montalembert, Samir Guesmi
Produção: Jean Bréhat
Roteiro: Rachid Bouchareb
Fotografia: Christophe Beaucarne
Trilha Sonora: Armand Amar
Duração: 138 min.
Ano: 2010
País: França/ Argélia/ Bélgica
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Califórnia Filmes
Estúdio: Tessalit Productions
Classificação: 16 anos





Nenhum comentário: