segunda-feira, 25 de abril de 2011

Wall Street: O dinheiro nunca dorme





Mais um daqueles casos em que a continuação não consegue ter a mesma qualidade de seu filme original. Nesse caso, estamos falando de Wall Street - O dinheiro nunca dorme, continuação de Wall Street - Poder e cobiça. Embora seja uma "continuação", a história não segue a tendência de seguir acontecimentos de seu antecessor, na verdade, mesmo que faça várias menções à outra história, e tenha como um de seus protagonistas o velho Gordon Gekko (Michael Douglas), com suas peripécias capitalistas, a nova versão não pode ser tratada exatamente como sendo uma continuação.


Como em todo filme de Oliver Stone, prepare-se para um show de direção, com uma bela fotografia, e um elenco que vai bem do começo ao fim. Os únicos absurdos são os diálogos longos e algumas vezes desinteressantes, além de alguns acontecimentos excessivamente inocentes (vai me dizer que você transferiria 100 milhões de dólares para o nome de outra pessoa esperando que ela investisse em um novo tipo de energia ecológicamente responsável???).


No mais, é um filme envolvente, pesado, mas com uma trama atual e real. Tenta ainda dar alguns pitacos a respeito da crise financeira que atingiu o planeta em 2008, mas no fundo, mais uma vez se arrisca no campo do politicamente (in)correto, ao trazer a público muitas das sacanagens que rolam em bolsas de valores ou que são feitas por alguns grandes empresários.


No filme, Jacob "Jake" Moore (Shia LaBeouf) é um novato corretor da Bolsa de Valores norte-americana, que está namorando Winnie (Carey Mulligan), a filha de Gordon Gekko (Michael Douglas). Jake acredita que seu chefe, Bretton James (Josh Brolin), teve alguma ligação com a morte de seu mentor. Gekko decide, então, ajudar o jovem Jake em seus planos de vingança.


Destaque mesmo para as grandes interpretações de seu elenco repleto de estrelas. Michael Douglas, Shia LaBeouf, Susan Sarandon, John Brolin, Javier Bardem, e até mesmo Charlie Sheen (protagonista de Wall Street - O poder e cobiça) dão um show durante todo o filme.


Confesso que eu esperava um pouco mais da história, principalmente por causa do seu primeiro episódio. Mesmo assim, se você busca um filme com uma trama envolvente, grandes atuações e diálogos que exigem bastante da sua atenção, esse filme é feito especialmente pra você. Uma grande pedida para quem busca um filme mais "cabeça". Fique longe se espera puro e simples entretenimento.


FICHA TÉCNICA
Diretor: Oliver Stone
Elenco: Michael Douglas, Susan Sarandon, Shia LaBeouf, Charlie Sheen, Javier Bardem, Frank Langella, Carey Mulligan, Vanessa Ferlito, John Brolin.
Produção: Oliver Stone, Edward R. Pressman, Eric Kopeloff, Michael Douglas
Roteiro: Allan Loeb, baseado na história de Bryan Burrough
Fotografia: Rodrigo Prieto
Trilha Sonora: Craig Armstrong
Duração: 127 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Edward R. Pressman Film
Classificação: 12 anos

Nenhum comentário: