sexta-feira, 1 de abril de 2011

Para o mestre com carinho



O Último Mestre do Ar é um daqueles filmes que foi buscar inspiração no desenho animado. Isso não quer dizer que o filme é ruim, mas para aqueles que não conhecem a série, a luta entre as nações do fogo, água, terra e ar, pode se tornar um tanto confusa.


A verdade é que o filme explora bem efeitos especiais e efeitos de "embelezamento" das locações. O resultado disso é um filme bonito e com cenas com um cuidado plástico espetacular. No entanto, é na força do seu elenco e na trama que o filme deixa a desejar.


O elenco jovem não convence, e a história deixa algumas passagens de fora, deixando de fora também o espectador. O resultado disso é um filme bonito mas cansativo, previsível e, aparentemente, prediminantemente voltado ao público infanto juvenil.


Para essa galerinha que é fã da série, tudo faz sentido e até as lutas sem uma única gota de sangue, ou o estranho desaparecimento de lagartos gigantes no meio de uma grande batalha não reduzem a qualidade da produção. Não que eu faça questão do sangue, mas ainda gostaria de saber o que aconteceu com os animais, que poderiam ser cruciais na batalha...


No filme, quatro nações (Ar, Água, Terra e Fogo) unidas pelo destino quando a Nação do Fogo inicia uma guerra brutal com as outras. Um século se passou sem qualquer esperança em vista de uma mudança neste caminho de destruição. No fogo cruzado entre o combate e a coragem, Aang (Noah Ringer) descobre que é o Avatar, o único com o poder de manipular todos os quatro elementos. Aang reúne-se com Katara (Nicola Peltz), uma dobradora de água, e seu irmão Sokka (Jackson Rathbone), para restaurar o equilíbrio do seu mundo em guerra.


Um filme leve, com uma bela fotografia e bons efeitos visuais. No mais, a trama não parece querer criar muito apego, assim como os seus personagens. Se você é fã da série, não pode perder. Também pode ser uma boa pedida para a criançada, mas se você quer um filme mais "cabeça", talvez não seja uma boa pedida. Pra assistir, mas não considero um filme imperdível.


FICHA TÉCNICA


Diretor: M. Night Shyamalan


Elenco: Jackson Rathbone, Dev Patel, Nicola Peltz, Cliff Curtis, Jessica Andres, Noah Ringer, Seychelle Gabriel, Shaun Toub, Aasif Mandvi.


Produção: Scott Aversano, Frank Marshall, Sam Mercer, M. Night Shyamalan


Roteiro: M. Night Shymalan


Fotografia: Andrew Lesnie


Trilha Sonora: James Newton Howard


Duração: 103 min. Ano: 2010


País: EUA


Gênero: Aventura


Cor: Colorido


Distribuidora: Paramount Pictures Brasil


Estúdio: Paramount Pictures / Nickelodeon Movies


Classificação: 10 anos

Nenhum comentário: