terça-feira, 19 de abril de 2011

Olhares do outro mundo





Um Olhar do Paraíso é um filme diferente. Um drama que explora um problema atual, e que utiliza artifícios que nos dão uma nova perspectiva do que aconteceria após a morte. Ao mesmo tempo é chocante, pela própria situação vivida pela família do morto e, mais do que isso, da situação claustrofóbica daqueles que se foram, que se vêem presos a sentimentos e, de uma maneira geral, em uma situação fora de controle.


Mais do que explorar a morte, a história foge daqueles clichês de céu e paraíso, e colocam a protagonista em um mundo que se baseia em experiências e sonhos. Ponto para a direção, que conseguiu definir e apresentar essa outra realidade com maestria.


Ao mesmo tempo, o filme tem um peso (filosófico, até) que exige uma visão mais distante do espectador. A visão do perdão acima da vingança. A visão da busca pelo bem estar daqueles que ficam. Tão difícil de ser conseguida por aqueles que passam por uma situação parecida.


No filme, Susie Salmon (Saoirse Ronan) tem 14 anos, mora num bairro do subúrbio da Pensilvânia e é assassinada por um vizinho. Do céu, ela narra a história e mostra como a vida dos que viviam ao seu redor mudou após sua morte, bem como a busca por seu corpo ainda desaparecido.


O filme foge do moralismo, ou da intenção de vender uma mensagem, mas aplica de maneira diferenciada recursos de efeitos e narração que tratam com sutileza um assunto tão delicado. Destaque para o elenco, que consegue transpassar com honras o sentimento que acompanha tal tragédia. Além disso, tanto a fotografia como a combinação de efeitos visuais embelezam a trama.


Um filme denso, que exige bastante de seu espectador. Que apresenta a vulnerabilidade e a impotência que cai sobre as pessoas em situações trágicas. Um drama interessante para quem curte o estilo, mas forte para quem não aprecia uma visão mais direta de uma realidade tão latente na sociedade moderna. Vale pela nova perspectiva, pelo voto de esperança, e pela visão diferenciada aplicada sobre a morte.


FICHA TÉCNICA
Diretor: Peter Jackson
Elenco: Saoirse Ronan, Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Susan Sarandon, Stanley Tucci.
Produção: Carolynne Cunningham, Peter Jackson, Aimée Peyronnet, Fran Walsh, Steven Spielberg
Roteiro: Fran Walsh, Philippa Boyens, Peter Jackson, baseado em livro de Alice Sebold
Fotografia: Andrew Lesnie
Duração: 139 min.
Ano: 2009
País: EUA/ Reino Unido/ Nova Zelândia
Gênero: Suspense
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: WingNut Films
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: