terça-feira, 26 de abril de 2011

Alice no País das Maravilhas





Demorei algum tempo para criar coragem e assistir esse filme. Não pela produção em si, mas pela história de Alice que, confesso, nunca me chamou a atenção. Não me sentia confortável com toda aquela nova perspectiva de mundo que seu criador, o autor Lewis Carroll, me empurrava com seus personagens desajeitados (aquele coelho do relógio sempre me irritou) e sem relação. Mesmo agora, entendendo a coisa toda, continuo não gostando, mas o filme de Tim Burton me deixou surpreso.


Outro dia falei dos filmes com o DNA de Clint Eastwood, e acho que o mesmo se aplica a Tim Burton. Seus filmes contêm seu jeito, sua fotografia e paleta de cores especial, que permite o destaque e o reconhecimento de que existe ali algo especial.


É isso mesmo o que é aplicado em Alice no País das Maravilhas. O filme tem a cara das produções de Tim, e representa exatamente tudo aquilo que é Alice. Uma história com personagens amalucados, situações sem muita explicação, e um tom sombrio que agrada bastante (mesmo para quem não é muito fã da história original).


Nada de diálogos exageradamente rebuscados, Johnny Depp na melhor versão do Chapeleiro Maluco, Helena Bonham Carter muito bem no papel da Rainha Vermelha e até a novata Mia Wasikowska, atuando como uma Alice nem tão inocente assim, garantem um bom resultado final.


Um filme cheio de efeitos e personagens distorcidos, que encaram de boa suas diferenças, e fogem dos modismos da história original sem perder a referência.


No filme, Alice (Mia Wasikowska), aos 19 anos de idade, volta ao País das Maravilhas, fugindo de um casamento arranjado. No mundo mágico, ela reencontra os personagens estranhos, como o Chapeleiro Maluco (Johnny Depp), a Rainha Branca (Anne Hathaway) e a Rainha Vermelha (Helena Bonham Carter), inspirados na obra de Lewis Carroll. É nessa jornada fantástica que a jovem tentará encontrar seu verdadeiro destino e acabar com o reino de terror da Rainha Vermelha.


Um filme diferente, no final das contas. Uma versão mais dark do conto infantil, e com isso, uma leitura muito mais agradável deste clássico. O filme é bastante rápido, partindo logo para as soluções, sem detalhes longos e cansativos. Uma boa pedida para quem procura um filme alternativo. Para minha surpresa, muito agradável.


FICHA TÉCNICA
Diretor: Tim Burton
Elenco: Mia Wasikowska, Johnny Depp, Michael Sheen, Anne Hathaway, Helena Bonham Carter, Matt Lucas, Alan Rickman, Christopher Lee, Crispin Glover, Stephen Fry
Produção: Richard Zanuck, Joe Roth, Jennifer e Suzanne Todd
Roteiro: Linda Woolverton
Fotografia: Dariusz Wolski
Duração: 109 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Fantasia
Cor: Colorido
Distribuidora: Disney
Classificação: 10 anos

Nenhum comentário: