terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Se o filme é assim, imagina o game


Gamer é um daqueles filmes que tenta levar à ficção algo ainda mais fictício e irracional. Acredito que uma coisa seja querer adaptar uma história de um determinado jogo de video game para filme, mas tentar levar a execução do jogo para a tela da TV é massacrante.


O tema proposto pelo filme não é nada atraente, e a tentativa de levar a vicência de um jogo para o filme é assustadora. O resultado é um filme sem muito nexo, com cenas de ação exageradas, uma edição exageradamente fragmentada, jogo de câmeras que lembram (e causam o mesmo enjôo) os games.

Nem mesmo os astros Gerard Butler e John Leguizamo conseguem salvar a produção, que exagera na linguagem digital (sem necessariamente resolver a diferença entre os games e os filmes), e nos cortes violentos de cena.

O filme conta que num futuro próximo, um revolucionário videogame on-line será a mais popular forma de diversão. Semanalmente, milhões de internautas assistem a condenados lutando para sobreviver como se fossem personagens virtuais em um game. Kable (Gerard Butler), um prisioneiro, será a grande estrela deste jogo. Para o jogador, Kable é um mero personagem, mas para o grupo de resistência ele é a peça chave para a vitória.

O filme mais parecido que assisti nos últimos tempos foi Os Substitutos, com Bruce Willis, que também não é nada brilhante, mas que igualmente prega a ideia de um mundo sem seres humanos que comandam das suas casas robôs que tentam levar a vida nos seus lugares. Ao menos aqui a mensagem de protesto pelos exageros da vida virtual funciona.

As batalhas seguem sem sentido, e mesmo aqueles mais fanáticos por jogos perde o encanto com a sequência infindável de cenas sem sentido. Nada se salva. Se você não quer perder o seu tempo, deixe essa pérola na locadora, bem longe da sua TV.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Mark Neveldine, Brian Taylor
Elenco: Gerard Butler, Milo Ventimiglia, John Leguizamo, Alison Lohman, Michael C. Hall, Logan Lerman, Terry Crews.
Produção: Gary Lucchesi, Tom Rosenberg, Skip Williamson, Richard S. Wright
Roteiro: Mark Neveldine , Brian Taylor
Fotografia: Ekkehart Pollack
Trilha Sonora: Robb Williamson, Geoff Zanelli
Duração: 95 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Lakeshore Entertainment
Classificação: 18 anos

Nenhum comentário: